Notícias

Presidente da AEB e diretor do INPE participam de entrevista juntos

Eles explicam sobre o funcionamento do satélite Amazonia 1, que está em órbita desde 28 de fevereiro
Publicado em 10/03/2021 16h35

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, recebeu na sede, em Brasília, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clezio de Nardin. Juntamente com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, eles concederam entrevista virtual, na manhã desta quarta-feira (10), para a Rede Globo de Televisão. 

 Os três entrevistados explicaram sobre a fase inicial de comissionamento do satélite brasileiro Amazonia 1, que está em andamento, e sobre a operação do satélite, que opera normalmente em órbita desde seu lançamento, no último dia 28 de fevereiro.

O Amazonia 1, primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado no Brasil, foi lançado no último dia 28 de fevereiro do Centro Espacial de Satish Dhawan, localizado na cidade de Sriharikota, na Índia.

O projeto é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e conduzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social - CCS

 

Ciência e Tecnologia