Notícias
Parceria entre AEB e PNUD abre oportunidades de consultoria para o setor espacial
Imagem de Divulgação. AEB.
A Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está com quatro editais abertos para consultoria técnica voltada ao fortalecimento do setor espacial brasileiro. Os focos são a comunicação institucional, a articulação entre academia e indústria, o ambiente de inovação e o apoio a startups.
As oportunidades integram o projeto PNUD/BRA/20/021 e são destinadas a profissionais com formação superior e experiência comprovada nas áreas estratégicas descritas em cada chamada pública.
Os editais são os seguintes:
Os Termos de Referência com todos os detalhes de perfil, atividades e critérios de seleção estão disponíveis no site da AEB. Os interessados devem enviar seus currículos até 8 de fevereiro de 2026 para o e-mail prodoc@aeb.gov.br, conforme as orientações indicadas no próprio edital.
Dúvidas adicionais podem ser encaminhadas para o mesmo e-mail, e apenas candidaturas que atendam integralmente aos requisitos de cada edital serão consideradas no processo de seleção.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.