Notícias
Nota de pesar – Yosio Edemir Shimabukuro
Yosio Shimabukuro (à direita) recebe homenagem do então diretor do Inpe, Ricardo Galvão. Foto: Vanderlim Bastos/Inpe
A Agência Espacial Brasileira (AEB) manifesta profundo pesar pelo falecimento do pesquisador Yosio Edemir Shimabukuro, ocorrido na última terça-feira (12), aos 75 anos.
Engenheiro florestal, mestre em sensoriamento remoto e PhD em ciências florestais, Shimabukuro atuou por mais de cinco décadas no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), sendo pioneiro no uso de imagens de satélite para o combate ao desmatamento na Amazônia. Foi responsável por conceber e aprimorar metodologias que fundamentam sistemas essenciais de monitoramento, como o Prodes e o Deter, referência mundial no apoio à fiscalização ambiental.
Além de suas contribuições científicas, destacou-se na formação de gerações de especialistas em sensoriamento remoto, deixando um legado de conhecimento, inovação e compromisso com a ciência.
A AEB se solidariza com familiares, amigos e colegas e reconhece a importância do trabalho de Yosio Shimabukuro para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro e para a preservação ambiental.