Notícias

ITA RENOVA ACORDO DE PARCERIA COM UNIVERSIDADE FRANCESA QUE É REFERÊNCIA MUNDIAL

Publicado em 16/09/2020 13h17

Na última quinta-feira, 10 de setembro, o Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace (ISAE-SUPAERO) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) renovaram e fortaleceram a parceria de longo prazo existente entre as duas instituições desde 2008 com a assinatura de acordos de cooperação até o ano de 2025.

O ISAE-SUPAERO, escola de Engenharia Aeronáutica e Espaço mais tradicional da Europa, foi fundada em 1909 na cidade do Toulouse, França, e é considerada uma instituição de ensino superior público líder mundial em educação no campo da engenharia aeroespacial.

Essa parceria já proporcionou ao ITA a formação de mais de 100 alunos nos últimos 10 anos, a renovação dos currículos da Engenharia Aeronáutica e da Engenharia Aeroespacial, o desenvolvimento de trabalhos práticos e projetos acadêmicos no campo das plataformas de pequenos satélites, a realização de estágios de estudantes brasileiros na ISAE-SUPAERO e em empresas francesas, visando aprofundar seus conhecimentos no campo aeroespacial.

 “Esta é aparceria mais relevante que o ITA tem, tanto em termos de duração, pois mandamos alunos para o ISAE-SUPAERO há quase 20 anos, quanto em quantidade de alunos, já enviamos 92 e recebemos 17 alunos da França. É a parceria que mais influenciou os currículos da Engenharia Aeronáutica e da Aeroespacial, pois a atualização implementada nestes cursos tomou por base o ensino praticado por essa tradicional escola”. Afirmou o Prof Anderson Correia, Reitor do ITA.


Acordos de parceria

O primeiro é um acordo-quadro que estabelece todas as modalidades de cooperação entre as duas instituições, abrangendo desde o bacharelado até o doutorado, projetos de pesquisas conjuntos e realização de eventos de interesse comum em educação e pesquisa.

O segundo compreende o acordo de dupla-diplomação entre as duas instituições. Esse acordo estabelece um programa de intercâmbio de estudantes para obtenção de um duplo diploma acadêmico de níveis de pós-graduação.

O terceiro acordo de parceria trata de mobilidade estudantil, incluindo: intercâmbio de estudantes por programas acadêmicos sem diploma, matrícula de alunos em um programa acadêmico de um ano e intercâmbio de estudantes para projetos de pesquisa.

Atualmente, encontram-se na ISAE-SUPAERO 15 alunos em processo de dupla-diplomação. A previsão é que 5 finalizem em dezembro de 2020, 5 em dezembro de 2021 e 5 em dezembro de 2022. Destes, 6 alunos com suporte do Programa CAPES/BRAFITEC, do Ministério da Educação (MEC), que tem como missão fomentar o intercâmbio e estimular a aproximação das estruturas curriculares entre instituições da França e do Brasil. O Programa concede auxílio deslocamento e diárias voltadas às missões internacionais para os membros da equipe brasileira, oficialmente incluídos no projeto.

Devido à pandemia, as assinaturas aconteceram online e contaram com a presença do lado ISAE- SUPAERO do Prof. Olivier Lesbre, Diretor-Geral, do Prof. Emmanuel Zenou, Chefe de Relações Internacionais, do Prof. Pierre de Saqui-Sannes, Consultor Acadêmico para Intercâmbio de alunos da América do Norte e do Sul, bem como outros professores da ISAE-SUPAERO. Do lado ITA, estavam presentes o Prof. Anderson Ribeiro Correia, Reitor do ITA, o Prof. Jesuíno Takachi Tomita, Vice-Reitor ITA, a Prof. Maryangela G. de Lima, Pró-Reitora de Pesquisa e Relacionamento Institucional, o Prof. Flávio Mendes Neto, Pró-Reitor de Graduação, o Prof. Pedro Teixeira Lacava, Pró-Reitor de Pós-graduação, a Prof. Cristiane Martins, Coordenadora do ITA do Projeto Propulsão Aeroespacial do Programa CAPES/BRAFITEC, demais professores e alunos do ITA que iniciam a dupla diplomação na ISAE-SUPAERO.
 
Fonte: ITA


Fotos: ISAE-SUPAERO e ITA

Ciência e Tecnologia