Notícias
INNOSPACE remarca a data da Operação Spaceward para o dia 22 de dezembro
Imagem de Divulgação da Operação Spaceward. Foto: Innospace/FAB.
Na última sexta (19), a empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, INNOSPACE, anunciou o reagendamento do lançamento de seu primeiro veículo lançador comercial, o HANBIT-Nano.
A INNOSPACE interrompeu a tentativa de lançamento prevista para às 21h30 do dia 19 de dezembro, após identificar o funcionamento anormal intermitente de uma válvula de ventilação instalada no tanque de metano líquido do segundo estágio, durante o processo de carregamento dos propelentes. Essa válvula é um componente crítico, responsável por manter o controle adequado da pressão na seção superior do veículo lançador. Caso a válvula não opere corretamente quando fechada, a pressão interna do tanque pode continuar a aumentar, o que pode levar a uma falha estrutural.
Com base em uma avaliação preventiva de segurança, a empresa decidiu suspender a tentativa de lançamento, em conformidade com o compromisso da empresa de priorizar a segurança e a confiabilidade da missão.
Após a suspensão, a INNOSPACE realizou a drenagem segura de todos os propelentes e posicionou o veículo lançador na configuração horizontal sobre a base de lançamento, ao conduzir uma inspeção abrangente das funções e componentes de todo o sistema. Nenhuma anomalia adicional foi identificada além da válvula de ventilação. Uma válvula sobressalente está disponível, e a empresa planeja concluir a verificação funcional final após a substituição do componente, com base nos resultados da análise da causa raiz.
A nova data de lançamento foi definida após uma reunião de coordenação com a Força Aérea Brasileira (FAB), realizada na manhã de 20 de dezembro, na qual foram avaliadas de forma abrangente a prontidão técnica e a viabilidade do lançamento dentro da janela estabelecida. Considerando os resultados da Avaliação de Conjunção de Lançamento (Launch Conjunction Assessment – LCA), que analisa os riscos potenciais de colisão com objetos espaciais, o lançamento foi aprovado para às 15h45 de 22 de dezembro, último dia da janela de lançamento. O horário poderá ser ajustado em função das condições meteorológicas, uma vez que há previsão de chuva para o dia. Eventuais alterações serão comunicadas com antecedência.
“Enquanto nos preparamos para o nosso primeiro lançamento comercial, lamentamos sinceramente a preocupação causada pelos recentes ajustes no cronograma”, afirmou Soojong Kim, fundador e diretor-presidente da INNOSPACE. “O desenvolvimento e a operação de veículos lançadores envolvem tecnologias altamente complexas, com muitas variáveis atuando simultaneamente. Durante o período restante de preparação, realizaremos inspeções rigorosas e faremos o máximo para garantir um lançamento seguro e bem-sucedido.”
No âmbito da missão SPACEWARD, o HANBIT-Nano está programado para colocar cinco satélites de clientes em órbita terrestre baixa (LEO), a uma altitude de 300 km e inclinação de 40 graus, além de conduzir missões de clientes com três cargas experimentais não separáveis. A janela de lançamento permanece aberta entre 16 e 22 de dezembro.
Saiba mais sobre a Operação Spaceward
Brasil se prepara para o primeiro lançamento comercial a partir do Centro de Lançamento de Alcântara
FAB mobiliza 400 profissionais para primeiro lançamento comercial do Brasil
Cargas úteis apoiadas pela AEB integram o primeiro lançamento orbital comercial do Brasil
Sul-coreanos iniciam integração de cargas no Centro de Lançamento de Alcântara
Operação Spaceward tem período estendido até 22 de dezembro para novos testes de segurança
Encomenda Tecnológica da AEB será testada em foguete da Innospace
INNOSPACE entra na fase final de preparação para o primeiro lançamento comercial do HANBIT-Nano
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.