Notícias
INNOSPACE entra na fase final de preparação para o primeiro lançamento comercial do HANBIT-Nano
Foguete Hanbit-Nano no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Foto: Innospace.
A INNOSPACE, empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, anunciou, nesta segunda (15), que entrou na fase final de preparação da Operação Spaceward, o primeiro lançamento comercial da companhia com o veículo lançador HANBIT-Nano.
O lançamento está programado para quarta, 17 de dezembro, às 15h45, no horário local do Brasil (quinta-feira, 18 de dezembro, às 3h45, no horário da Coreia do Sul). A janela de lançamento se estende de 16 a 22 de dezembro. A missão será conduzida a partir da plataforma de lançamento dedicada da INNOSPACE no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), operado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
O transporte do veículo lançador HANBIT-Nano até a plataforma de lançamento terá início na segunda (15). Após o posicionamento, uma série de operações pré-lançamento será realizada de forma sequencial, como a elevação do veículo, a conexão dos umbilicais para o carregamento de propelentes (combustível e oxidante), energia elétrica, dados e verificação dos sinais de instrumentação, além dos testes de vazamento e checagem das válvulas de isolamento do sistema de abastecimento.
No dia do lançamento, será conduzida uma revisão final abrangente em coordenação com a FAB e a Agência Espacial Brasileria (AEB), o que contempla a checagem das condições meteorológicas e a prontidão técnica geral. Após a autorização final para o lançamento, terá início o carregamento dos propelentes e a missão entrará na sequência completa de contagem regressiva.
Por meio da Operação Spaceward, a INNOSPACE pretende se tornar a primeira empresa privada sul-coreana a colocar satélites de clientes em órbita terrestre baixa (LEO), a uma altitude aproximada de 300 km e inclinação de 40 graus, ao mesmo tempo em que executa missões de clientes com cargas experimentais. Ao todo, oito cargas úteis foram integradas no interior da coifa superior e em seções estruturais designadas do veículo lançador, dentre eles cinco pequenos satélites destinados à inserção orbital e três dispositivos experimentais sem separação, todos integrados de forma segura e bem-sucedida.
“Nosso primeiro lançamento comercial, a missão Spaceward, possui um forte significado simbólico, já que marca o início dos serviços de transporte espacial utilizando um veículo lançador desenvolvido de forma independente por uma empresa privada sul-coreana. Como toda a nossa equipe se dedicou a cada etapa do desenvolvimento às operações do HANBIT-Nano, cumpriremos nossas responsabilidades com o máximo comprometimento até os momentos finais da contagem regressiva para o lançamento”, afirmou Soojong Kim, fundador e diretor-presidente da INNOSPACE.
Reprodução: INNOSPACE
Saiba mais sobre a Operação Spaceward
Brasil se prepara para o primeiro lançamento comercial a partir do Centro de Lançamento de Alcântara
FAB mobiliza 400 profissionais para primeiro lançamento comercial do Brasil
Cargas úteis apoiadas pela AEB integram o primeiro lançamento orbital comercial do Brasil
Sul-coreanos iniciam integração de cargas no Centro de Lançamento de Alcântara
Operação Spaceward tem período estendido até 22 de dezembro para novos testes de segurança
Encomenda Tecnológica da AEB será testada em foguete da Innospace
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.