Notícias
INNOSPACE realiza primeiro voo de teste do foguete suborbital SEBIT no CLA
SEBIT decolando do Centro de Lançamento de Alcântara. Imagens captadas pelo drone da Innospace.
A INNOSPACE, empresa privada sul-coreana de lançamentos espaciais, informou que realizou, às 16h30 do dia 19 de agosto, o primeiro voo de teste de seu foguete suborbital multipropósito SEBIT, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
O teste teve como objetivo verificar o desempenho de voo e a estabilidade operacional do SEBIT, além de coletar dados e informações operacionais para as etapas subsequentes de desenvolvimento do veículo.
O SEBIT, foguete de estágio único equipado com motor-foguete híbrido da classe de três toneladas, teve a ignição realizada na plataforma de lançamento da INNOSPACE e decolou normalmente. Durante o voo, foi identificado um movimento em desvio da trajetória planejada. Em conformidade com os protocolos de segurança do centro de lançamento, a Força Aérea Brasileira (FAB) acionou o Sistema de Terminação de Voo (FTS, na sigla em inglês) para interromper o voo.
O foguete caiu em uma área marítima de segurança previamente designada, na costa brasileira. Não houve registro de feridos ou danos materiais.
Durante o voo de teste, foram coletados dados relacionados a sistemas como a plataforma de lançamento, o sistema de propulsão, o sistema de guiagem, navegação e controle (GNC) e o sistema de rastreamento.
A INNOSPACE informou que está analisando os dados coletados, o que inclui informações sobre altitude, distância e tempo de voo, além das circunstâncias relacionadas à interrupção antecipada. A empresa também informou que os resultados da análise serão considerados nas etapas posteriores de desenvolvimento e nos próximos testes do SEBIT.
O SEBIT é um foguete suborbital multipropósito destinado ao transporte de cargas úteis a altitudes de até 100 km ou inferiores, além da realização de testes, verificações tecnológicas e missões de pesquisa científica em ambientes de grande altitude e microgravidade.
A responsabilidade pela instalação é da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo as informações apresentadas, o acordo comercial para utilização do Centro de Lançamento de Alcântara foi viabilizado pela ALADA – Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil.
Reprodução: INNOSPACE
Sobre a INNOSPACE
A INNOSPACE é uma startup espacial sul-coreana, fundada em 2017. Tem como CEO o engenheiro aeroespacial Kim Soojong e fica localizada na cidade de Sejong, a menos de três horas da capital, Seul (KR). Devido às relações com o Brasil, a empresa dispõe de subsidiária integral, localizada em São José dos Campos (SP). É a INNOSPACE Brasil que gerencia as operações de lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
O seu objetivo é a fabricação de pequenos lançadores de satélites e serviços de engenharia aeroespacial. A empresa está desenvolvendo lançadores de pequenos satélites, movidos a foguetes híbridos (HANBIT), para fornecer serviços de lançamento que sejam confiáveis, de baixa latência e baixo custo, no mercado atual de pequenos satélites, que se encontra em rápida expansão, o chamado New Space.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.