Notícias
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsas dos Programas MASTA e DOCSTA 2026
Imagem de Divulgação. AEB.
Nesta terça (6), a Agência Espacial Brasileira (AEB) publicou o edital de pré-seleção de candidatos brasileiros, indicados pela Agência, para bolsas de estudo dos programas internacionais de mestrado ou doutorado na Beihang University, com início para setembro de 2026. Os interessados têm do período de 6 a 31 de janeiro para se inscrever.
O processo seletivo refere-se à concessão de bolsas de estudo integrais, no âmbito do Chinese Government Scholarship – High-level Postgraduate Program (Tipo B). Os benefícios incluem isenção total de taxas acadêmicas, alojamento no campus (ou auxílio-moradia), bolsa mensal para subsistência e seguro médico. Ressalta-se que a bolsa não contempla passagens aéreas internacionais, cujo custeio de ida e volta é de responsabilidade do candidato.
As áreas contempladas pelo Master Program on Space Technology Applicatons (MASTA) e pelo Doctoral Program on Space Technology Applicatons (DOCSTA) são os Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas (SIG); Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS); Tecnologias de Microssatélites; e Gestão de Projetos Espaciais, em vista à contribuição para o fortalecimento de capacidades nacionais e para a cooperação internacional no uso pacífico do espaço.
Os interessados serão à bolsa de estudo serão pré-selecionados pela AEB, e a seleção final será feita pelo RCSSTEAP e Universidade de Beihang. O curso tem duração estimada de 2 anos para o Mestrado (MASTA), e de 4 anos para o Doutorado (DOCSTA).
Em consideração aos prazos da RCSSTEAP, os interessados devem observar atentamente o cronograma e os procedimentos a seguir:
1ª Etapa — Recebimento das inscrições (a cargo da AEB) | Período: 06/01/2026 a 31/01/2026.
2ª Etapa — Pré-Seleção (pela AEB) | Período: 03/02/2026 a 14/02/2026.
3ª Etapa — Divulgação do resultado da pré-seleção (pela AEB): Período de 17/02/2026 a 18/02/2026.
4ª Etapa — Período para Recursos — Pré-seleção (pela AEB) | Período: 19/02/2026 a 20/02/2026.
5ª Etapa — Seleção (pelo RCSSTEAP e Universidade de Beihang) | A partir de: 27/02/2026.
6ª Etapa — Divulgação do resultado: o resultado da seleção será divulgado pelo RCSSTEAP e pela Beihang University, com base no desempenho dos(as) candidatos(as) nas entrevistas e na análise documental realizada pelas instituições chinesas.
Importante: para que a candidatura seja considerada válida nos sistemas chineses, todos os interessados devem, obrigatoriamente, providenciar uma Carta de Aceitação (Acceptance Letter) assinada por um orientador da Universidade Beihang. O documento deve ser obtido diretamente pelo candidato junto ao professor da área pretendida; é indispensável a utilização do modelo oficial da universidade, disponível no anexo do Edital; e a carta deve ser inserida no sistema do China Scholarship Council (http://studyinchina.csc.edu.cn/) como ‘Carta de Pré-admissão’.
Atenção: a ausência da Carta de Aceitação ou a utilização de modelo diverso do exigido resulta na invalidação automática da candidatura no sistema da Universidade Beihang, independentemente da indicação realizada pela AEB. Considerando que o prazo final para submissão das candidaturas no sistema chinês é 28 de fevereiro de 2026, é essencial que os candidatos iniciem o contato com possíveis orientadores quanto antes.
Para concorrer, o candidato deve realizar um fluxo duplo de inscrição: primeiro junto à AEB para pré-seleção e, simultaneamente ou após a indicação, nos sistemas oficiais da Beihang e do governo chinês. A não conclusão da inscrição nos portais chineses implica desclassificação.
ACESSE O EDITAL COMPLETO AQUI.
MAIS INFORMAÇÕES
As informações oficiais, comunicados e atualizações deste processo seletivo serão disponibilizados no site da AEB.
Dúvidas sobre o edital deverão ser enviadas exclusivamente para o e-mail: cdt@aeb.gov.br. A AEB não fornecerá informações por telefone ou redes sociais.
O(a) candidato(a) é responsável por acompanhar frequentemente seu e-mail e as publicações oficiais.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.