Notícias

A comitiva conheceu também espaço na Chapada dos Guimarães para possíveis investimentos na área voltados para o setor espacial

Equipe da AEB visita Estação Terrena de Rastreio e Controle (ETC) e secretarias de Estado de Mato Grosso

Publicado em 02/10/2020 15h37 Atualizado em 02/10/2020 17h09

A equipe da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, visitou na última quarta-feira (30.09) a Estação Terrena de Rastreio e Controle (ETC), em Cuiabá (Mato Grosso). A área é responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O objetivo da visita técnica foi conhecer as instalações do INPE, em Mato Grosso, onde o Instituto atua, nas questões relacionadas a telecomando e controle de satélites, além da parte de recepção dos dados de carga útil. “Eles nos mostraram como é a funcionalidade das instalações que eles têm, as diversas anternas, os satélites brasileiros e sino-brasileiros que operam, além de outros com os quais se tem cooperação”, explicou o presidente da AEB, Carlos Moura.

Destaca-se também a presença do diretor de Gestão de Projetos (DGEP/AEB), Paulo Barros, do tecnologista da AEB, Carlos Eduardo Quintanilha, Ricardo Alvarenga, e do engenheiro eletricista do INPE, Glauber Miranda.

A comitiva conheceu também a Chapada dos Guimarães, localidade na qual o INPE pretende instalar uma das antenas para ter menos interferências eletromagnéticas por conta do alto crescimento urbano. O espaço é dentro da Chapada Diamantina, mas não pode ser acessado devido a pandemia de COVID-19.

A equipe da AEB conheceu de perto a realidade das instalações de rastreio, controle de satélites e recepção de dados que existe no centro da América do Sul, além também de conhecer as perspectivas quanto a possibilidade de busca de novos sítios mais adequados a situações atuais e possíveis evoluções.

Visita a Secretarias

O presidente da AEB, Carlos Moura, e o diretor Paulo Barros, se reuniram ainda com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Cesár Miranda, e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Nilton Borgato.

 

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social - CCS

Ciência e Tecnologia