Notícias
CVT-E da AEB participa da Expotec do Campus IFRN Natal-Central
Na foto: equipe da AEB; do IFRN; e do CVT-E.
Durante os dias 29 a 31 de janeiro, a Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio de seu Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E), participou da Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec), evento tradicional do Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
A programação teve como foco a divulgação do que é produzido no campus em ensino, pesquisa e extensão, o que proporcionou um espaço de incentivo à produção científica e tecnológica. Além disso, os cursos e oficinas práticas abordaram temas como esportes, sustentabilidade, bem-estar e criatividade. Entre elas a de natação, de esporte de orientação, de badminton, de compostagem caseira e a interativa “Charada das Soluções”.
O CVT-E apresentou aos visitantes da exposição o Desafio Spherobolt de programação Espacial CVT-ESPACIAL; imersão 3d stelarium (óculos de realidade virtual e aumentada); sessões no planetário; e uma palestra sobre o uso do STEAM no ensino de ciências e matemática proferida pelo Prof. Mestre Credson Isaac Lopes, Coordenador Pedagógico do projeto CVT-E.
“O CVT-E realizou um total de 745 atendimentos nos três serviços disponibilizados aos participantes, destacando o sucesso da atuação da AEB no evento e a relevância das atividades realizadas no fortalecimento da educação científica e espacial. Essa participação reafirma o nosso compromisso em promover a ciência, tecnologia e inovação, além de consolidar a parceria com instituições educacionais, ampliando as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento tecnológico em todo o país”, declarou o Analista em Ciência e Tecnologia, Aslei Andrade.
Neste ano, a Expotec teve como tema "Amazônia azul: sustentabilidade e futuro". O objetivo foi destacar a relevância da preservação dos recursos naturais e do engajamento coletivo na proteção da biodiversidade presente no território marítimo brasileiro. Essencial para a economia do país, a Amazônia Azul exige iniciativas sustentáveis que contem com a participação ativa dos jovens, promovendo o pensamento crítico e o desenvolvimento de soluções inovadoras.
“A Expotec é um exemplo de como o IFRN conecta educação, ciência e tecnologia para transformar realidades. O evento é uma oportunidade única para nossos estudantes, servidores e visitantes explorarem novas ideias, trocarem experiências e se envolverem em atividades que estimulam o aprendizado e o desenvolvimento. É sempre gratificante ver a nossa escola liderando iniciativas como essa, que reafirmam o compromisso com a educação de qualidade e a inovação", declarou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.
Com informações da SECOM do IFRN.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

