Notícias

Colônia de Férias do Programa AEB Escola é uma das atrações da SBPC Jovem e Família

Evento é destinado a estudantes e professores do ensino básico
Publicado em 19/07/2021 10h45 Atualizado em 19/07/2021 11h04

A Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE) e o Planetário de Brasília, por meio do Projeto Educacional da Plataforma E2T - Espaço, Educação e Tecnologia, promove a Colônia de Férias Virtual do Programa AEB Escola, nos dias 20, 22 e 24 de julho.

O evento faz parte da programação da SBPC Jovem e Família, modalidade cultural de atividades da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre entre os dias 18 e 24 de julho de 2021. O objetivo é promover o contato de crianças e jovens com o conhecimento científico e os pesquisadores, para despertar o interesse pela ciência, tecnologia e inovação.

Com temática espacial, a Colônia de Férias vai oferecer atividades lúdicas nas modalidades de oficinas e contação de histórias (categoria infantil, crianças de 6 a 12 anos) e palestras científicas (categoria juvenil, idade superior a 12 anos). Foram disponibilizadas 200 vagas, sendo 100 vagas para cada categoria. Os inscritos poderão interagir diretamente pela plataforma Zoom e receberão certificado. Já o público que não conseguiu se inscrever poderá acompanhar as atividades por meio de transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da AEB. 

 

Clique aqui para acompanhar a transmissão das atividades.

 

Confira em detalhes, abaixo, a programação da Colônia de Férias Virtual do Programa AEB Escola:

 

20/07 - 10h às 11h30

Sessão Planetário Virtual Digital Itinerante da OBA

Facilitadora: Bruna Senra Cruz (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica)

Oficina E2T - Carrinho-Foguete

Facilitadores: Helena Popov e Lucas Gaio (FUNCATE e Planetário de Brasília)

 

20/07 - 14h30 às 16h

Palestra "O Programa Espacial Brasileiro e as Carreiras Espaciais"  

Palestrantes: Guilherme Mendonça e Erick Silva (Agência Espacial Brasileira)

 

22/07 - 10h às 11h30

Sessão Planetário Virtual Digital Itinerante da OBA

Facilitadora: Bruna Senra Cruz (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) 

Oficina E2T - Nebulosa no Pote

Facilitadores: Helena Popov e Lucas Gaio (FUNCATE e Planetário de Brasília)

 

22/07 - 14h30 às 16h

Palestra “Aplicativos e simuladores para o ensino de Astronomia”

Palestrante: Prof. Luís Cavalcante (Planetário de Brasília)

 

24/07 - 10h às 11h30

Contação de história - livro “A Luneta e Isabelle”

Alessandra Abe Pacini (autora)

 

24/07 - 14h30 às 16h

Palestra “Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA”

Palestrante: Prof. João Batista Garcia Canalle (UERJ e OBA)

 

Reunião Anual da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizam, entre os dias 18 e 24 de julho de 2021, a 73ª Reunião Anual da SBPC, com o tema “Todas as Ciências são Humanas e Essenciais à Sociedade”. 

Em razão da pandemia de coronavírus, o evento da SBPC ocorre, pelo segundo ano, em formato totalmente virtual e oferece ao público diversas atividades, dentre elas a SBPC Jovem e Família, que tem a proposta de incentivar o contato de jovens estudantes com a ciência.

As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas desde 1949, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social - CCS

Ciência e Tecnologia