Notícias

Agência Espacial Brasileira presente no “The Conquest of Space: Experiences, Achievements and Challenges"

Evento virtual reuniu líderes das principais agências espaciais do mundo para troca de experiências sobre ciência, tecnologia e espaço
Publicado em 03/05/2021 14h06 Atualizado em 03/05/2021 14h12

O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, representou o Brasil no "The Conquest of Space: Experiences, Achievements and Challenges", evento virtual que reuniu líderes das principais agências espaciais do mundo para troca de experiências sobre desenvolvimento científico, tecnológico e espacial.  Ele participou do painel internacional “The outlook of the new space race, experiences and achievements”, que abordou os benefícios da exploração do espaço.

Carlos Moura apresentou breve histórico sobre temas como o crescimento do setor espacial, o desenvolvimento de inovações tecnológicas, o potencial nacional do setor espacial e a importância das iniciativas educacionais, além de destacar os benefícios da cooperação internacional.

“A América Latina é uma região com um potencial incrível e, ainda assim, é um dos continentes com menos investimentos financeiros no espaço. Acho inspirador que eventos como este cheguem a reunir países como Brasil e México, ambos capitalizando o envolvimento histórico no espaço, incentivando ainda mais a cooperação e a troca de experiências”, afirmou Moura.

O fórum, organizado pela Câmara dos Deputados do México em colaboração com a Agência Espacial Mexicana e o Conselho Técnico de Conhecimento e Inovação do país latino-americano, ocorreu no dia 26 de abril. Além da AEB, participaram representantes das agências espaciais da Índia, China, Estados Unidos, Espanha, França, Argentina e México.

Assista aqui ao discurso do presidente da AEB/MCTI Carlos Moura em 02:36:15.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social - CCS

Ciência e Tecnologia