Notícias

Agência Espacial Brasileira presente em transmissão de lançamento da NASA

É a 2ª tripulação a bordo da espaçonave Crew Dragon, da SpaceX, com destino à ISS
Publicado em 27/04/2021 16h21 Atualizado em 27/04/2021 16h47

Na manhã da última sexta-feira (23), o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, comentaram a transmissão ao vivo do lançamento da SpaceX Crew Dragon, que levou quatro astronautas com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, International Space Station).

 Carlos Moura descreveu a missão como abertura de possibilidades para outras missões espaciais no futuro. “A gente vê com muita satisfação que não apenas os desafios tecnológicos estão sendo vencidos, mas também os arranjos, porque colocar vários países, vários programas alinhados com o mesmo objetivo e persegui-los durante alguns anos, que é característica de programas espaciais, isso é muito importante. Isso nos enche de orgulho e nos motiva também para que nós persigamos os nossos objetivos nessa área”, comentou.

No voo, estavam os astronautas Shane Kimbrough e Megan McArthur, da Agência Espacial Americana (NASA), Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), e Akihiko Hoshide, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA). Eles vão passar seis meses na ISS, trabalhando em experimentações científicas em ambiente de microgravidade e realizando a manutenção do laboratório orbital. Um dos grandes objetivos da missão é o avanço da conquista espacial e o desenvolvimento de tecnologias.

A Crew Dragon, também conhecida como “Cápsula Endeavour”, decolou às 6h49 (horário de Brasília), lançada pelo foguete Falcon 9, a partir da plataforma 39A do Kennedy Space Center, na Flórida (EUA).

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social - CCS

Ciência e Tecnologia