Notícias

Agência Espacial Brasileira passa a integrar a Global Spaceport Alliance

Ação é mais um passo rumo à integração do Brasil com outros países que também possuem centros de lançamentos ativos ou em desenvolvimento
Publicado em 13/11/2020 15h03

A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), passa a fazer parte da Global Spaceport Alliance (GSA), grupo responsável por discutir questões associadas aos centros de lançamentos espaciais existentes no mundo.

A GSA foi formada em 2015 para atender às necessidades do crescente mercado de comércio espacial global e fornece às partes interessadas dos espaçoportos informações para desenvolver, financiar, construir e operar suas instalações e integrá-las à rede global de portos espaciais em desenvolvimento.

O diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da AEB, Paulo Vasconcellos, representou a AEB no evento Commercial Spaceport Summit, realizado entre os dias 10 e 12 de novembro. O objetivo foi apresentar o Centro Espacial de Alcântara (CEA) e discutir o futuro do mercado de lançamentos espaciais.
 

O evento acontece anualmente, no mês de novembro, com representantes de mais de 20 espaçoportos internacionais. Além disso, são realizadas também videoconferências com os membros do GSA para que sejam apresentadas atualizações sobre os regulamentos para o setor espacial comercial por parte da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), assim como apresentações de outros participantes convidados.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social - CCS

Ciência e Tecnologia