Notícias
AEB reforça capacidades do Programa Espacial Brasileiro durante encontro internacional em Seul
Diretor de Governança do Setor Espacial, Rogério Luiz Veríssimo Cruz,no painel sobre Cooperação em Transporte Espacial.
Nos dias 4 e 5 de dezembro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) esteve presente no “Global New Space Forum”, em Seul, Coreia do Sul. O evento foi coorganizado pela Administração Aeroespacial da Coreia (KASA) e o Ministério das Relações Exteriores da República da Coreia (MOFA).
O fórum discutiu a importância da cooperação internacional em diversos setores da indústria espacial, o que incluiu visões e estratégias voltadas ao transporte espacial, ecossistema de satélites, serviços e exploração espaciais. Neste sentido, a convite do MOFA, a AEB foi representada pelo Diretor de Governança do Setor Espacial, Rogério Luiz Veríssimo Cruz, e pela Chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, Márcia Alvarenga.
No painel sobre Cooperação em Transporte Espacial, o Diretor Veríssimo destacou a importância da Lei nº 14.946/2024, que estimula o setor espacial privado no Brasil e estabelece diretrizes para seguro, licenciamento e autorização de atividades. Ele também ressaltou que a Agência vem adotando padrões técnicos internacionais para garantir segurança e conformidade nos lançamentos, além de avançar em novos modelos de contratação pública para impulsionar a inovação no setor.
Durante sua apresentação, Veríssimo enfatizou ainda as vantagens dos centros de lançamento brasileiros em termos de localização, segurança das operações e baixa densidade de tráfego aéreo, fatos esses que apontam para um possível incremento das atividades comerciais de lançamento espacial no País.
Na oportunidade, a comitiva da AEB apresentou à comunidade sul-coreana o Programa Espacial Brasileiro (PEB) e sua governança, além de aprofundar o diálogo com a KASA sobre oportunidades de cooperação em intercâmbio de dados, lançamentos e projetos de exploração espacial, alinhados ao Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022-2031.
A delegação da AEB contou ainda com o apoio do Segundo Secretário Rafael Rodrigues Alves, chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Brasil em Seul, e de Na Yeon Han, assistente técnica do mesmo setor.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
