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AEB recebe registro da marca pelo INPI
A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) recebeu o registro da marca pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). A iniciativa assegura maior proteção para o uso da marca da autarquia, evitando que terceiros utilizem sua imagem de maneira indevida. Além disso, a ação garante penalização, evita problemas judiciais e abre a possibilidade de exploração de produtos da AEB.
De acordo com levantamento feito pela Coordenação de Comunicação Social da Agência, foi constatado que havia perfis falsos da AEB nas redes sociais e pessoas utilizando o logotipo da autarquia de forma inadequada para a comercialização de produtos em portais de e-commerce.
O procurador-chefe da AEB, Henrique Tróccoli Júnior, explica que a marca é um direito de propriedade intelectual da autarquia. “Dessa forma, é possível explorá-la com fins institucionais. Existe a possibilidade da abertura de edital de seleção para que organizações apresentem interesse em usar a marca institucionalmente. Como exemplo, podemos apresentar o caso da NASA”, disse.
Dessa forma, celebra-se o registro da marca e da iniciativa que oferece mais segurança para a identidade visual da Agência Espacial Brasileira, registrando seu logotipo como uma marca de valor, que representa a tradição e o futuro do Programa Espacial Brasileiro.
O registro da marca oferece, ainda, outros benefícios para a AEB, como um melhor posicionamento institucional nas mídias e a obrigatoriedade da instituição como fonte oficial do governo.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Coordenação de Comunicação Social - CCS