Notícias
AEB realiza Workshop da Indústria Espacial durante o Rio Innovation Week
Entre os dias 3 e 5 de agosto, a Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA), realizou, durante o Rio Innovation Week, o Workshop da Indústria Espacial.
A programação reuniu representantes de instituições públicas, empresas, academia, investidores e organizações internacionais para discutir temas relacionados às atividades e à economia espacial.
No primeiro dia do evento, realizado no Arca Hub, no Rio de Janeiro, representantes da AEB e da empresa chinesa CASC participaram de reunião sobre a continuidade da cooperação internacional relacionada ao Programa CBERS. Também foi realizada reunião entre representantes da AEB e da Agência Espacial Europeia (ESA) para tratar de temas relacionados à cooperação bilateral no setor espacial.
Entre os assuntos discutidos nas reuniões técnicas esteve a economia espacial, incluindo modelos de apoio a empresas emergentes do setor.
A programação também contou com uma atividade de integração entre as empresas emergentes participantes do Workshop, destinada à troca de experiências. Ao longo dos três dias, foram realizados painéis sobre temas como o financiamento e investimentos em atividades espaciais; as aplicações de dados de observação da Terra; a infraestrutura e conectividade por satélite; a logística orbital e modelos de negócios; inovação; sustentabilidade; e cooperação internacional.
Durante o evento, a AEB manteve um estande institucional com maquetes dos satélites Amazônia e CBERS, dos veículos VS-40 e VSB-30 e do Microlançador Brasileiro (MLBR). O espaço apresentou informações sobre veículos, satélites e tecnologias relacionadas às atividades espaciais brasileiras.
A programação incluiu ainda um espaço destinado à discussão de temas relacionados ao empreendedorismo e à atuação de empresas no setor espacial.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.