Notícias
AEB realiza sessões de cinema nas comunidades de Alcântara
Cine AEB na Agrovila Cajueiro
A Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio de sua Unidade Regional de Alcântara (URMA), e em parceria com o DartiLab da Universidade Federal do maranhão (UFMA), promoveu Cine AEB em Alcântara, iniciativa que alia conhecimento científico, cultura e lazer para comunidades do município do Maranhão, onde está localizado o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
As atividades aconteceram nos dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro de 2025, contemplando diferentes agrovilas da região. No dia 30, a sessão foi realizada na Agrovila Marudá, estendendo-se aos 200 participantes das comunidades de Só Assim, Pepital e Peru. Já no dia 6, foi a vez da Agrovila Cajueiro receber o evento, abrangendo também as agrovilas Ponta Seca e Espera.
O projeto procura despertar o interesse pelo setor espacial e promover o acesso a conteúdos educativos e científicos de forma lúdica e interativa. Para isso, foram desenvolvidas atividades que envolveram crianças, jovens e adultos em experiências enriquecedoras. Como a introdução teórica sobre o Universo dos Foguetes, uma apresentação introdutória para estimular a curiosidade sobre o setor espacial e sua importância.
Além disso, foram realizadas oficinas de pintura artística com temática espacial e de montagem de dobraduras de satélites; e as sessões de cinema com a exibição do filme "A Caminho da Lua".
“O Cine AEB teve grande relevância para as agrovilas, sendo uma experiência extremamente gratificante. Proporcionar momentos de lazer, exibindo filmes e realizando oficinas de foguetes, foi uma maneira especial de contemplar tanto as crianças quanto os adultos”, disse a Coordenadora da URMA, Danielle Andrade.
A iniciativa reforça o compromisso da AEB com a divulgação científica e a inclusão social, ao levar o conhecimento sobre o setor espacial a diferentes públicos e promover o engajamento da comunidade com a temática espacial. Com ações como o Cine AEB em Alcântara, a AEB segue em busca do incentivo à educação e ao despertar de vocações para as ciências espaciais, fortalecendo a relação entre a população local e o setor espacial brasileiro.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

