Notícias

Evento foi organizado pela Saudi Space Comission (SSC) e G20 Saudi Secretariat da Agência Espacial da Arábia Saudita

AEB participa do primeiro Encontro de Líderes sobre Economia Espacial – Space 20

Publicado em 07/10/2020 17h07

Nesta quarta-feira (07), a Agência Espacial da Arábia Saudita sediou o primeiro Encontro de Líderes sobre Economia Espacial – Space 20 (The Space Economy Leaders Meeting – Space 20). A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), marcou presença e teve participação durante o evento.

O encontro é parte do Programa de Conferências Internacionais e teve como objetivo expandir o conhecimento a respeito da economia espacial, moldar novos formatos na economia global e contribuir com os esforços no uso pacífico do espaço.

O presidente da AEB, Carlos Moura, externou aos demais líderes que a digitalização da economia e o rápido avanço causado pelos efeitos da pandemia de COVID-19 forneceram um impacto significante na economia de todos os países. “O setor espacial oferece muitas aplicações e soluções, como a criação de novos mercados e produtos. Posso mencionar, por exemplo, as grandes mudanças na vida cotidiana no Brasil, em termos de serviços comerciais online, tele-educação, telemedicina e as estratégias de trabalho home office adotadas pelos setores público e privado”, destacou o presidente.

Moura reforçou, ainda, que a Agência Espacial Brasileira busca trazer as dinâmicas do “New Space” para o Brasil, e que considera relevante que o desenvolvimento espacial é realizado por meio de cooperação entre empresas e países.

O Encontro de Líderes sobre Economia Espacial reuniu os líderes das agências espaciais da África do Sul, Argentina, Canadá, Estados Unidos, México, China, Japão, Coréia do Sul, Índia, Indonésia, Arábia Saudita, Turquia, União Europeia, Alemanha, França, Itália, Rússia, Reino Unido e Austrália. Também estiveram presentes a diretora do Escritório para Uso Pacífico do Espaço Exterior das Nações Unidas (UNOOSA), Simonetta di Pippo, e representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da KPMG. Além de compartilharem as experiências em relação ao tema, as autoridades presentes estabeleceram que o evento Space 20 será sediado pela Agência Espacial da Itália (ASI), em 2021, e pela Índia, (ISRO) em 2022.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social - CCS