Notícias
AEB participa da 36ª edição do Planetary Congress
Presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, na 36ª edição do Planetary Congress
Nos dias 3 a 7 de novembro, foi realizada a 36ª edição do Planetary Congress, organizado pela Association of Space Explorers (ASE) e realizado no Clube Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes–SP. O evento reuniu cerca de 100 exploradores espaciais (astronautas, cosmonautas, taikonautas) de 20 países.
Viabilizado com recursos de emenda parlamentar do Senador Astronauta, Marcos Pontes (PL-SP), o Congresso contou com especialistas, pesquisadores, educadores e estudantes em torno de debates estratégicos para o futuro.
O objetivo do congresso foi aproximar a ciência da sociedade, por meio de palestras, oficinas e atividades interativas voltadas para o público acadêmico e jovem, especialmente estudantes interessados em carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática); promover a colaboração internacional em ciência e tecnologia espacial; apresentar os avanços do Brasil em pesquisa e inovação, com destaque para o Sirius e o INPE; e fortalecer o papel do Brasil como parceiro global em exploração espacial e cooperação científica.
No primeiro painel do dia, intitulado “Programa Espacial Brasileiro e Tecnologias Relacionadas”, que teve moderação de Marcos Pontes, o Presidente da AEB, Marco Antonio, abriu a sessão com uma apresentação sobre as atividades da AEB e o Programa Espacial Brasileiro (PEB).
Na sequência, o Coordenador-Geral Adenilson Roberto da Silva, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), falou sobre o satélite nacional Amazônia-1, e o Professor Joaquim Eduardo R. Costa, também do INPE, finalizou a sessão com a temática de Clima Espacial.
Durante o evento, os participantes tiveram acesso a uma programação técnica e cultural ampla, como sessões exclusivas com atualizações sobre as atividades humanas no espaço; além de briefings sobre as operações futuras em órbita terrestre baixa e além dela. Também foram realizadas 27 palestras, tanto presenciais quanto diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS).
A programação cultural incluiu o lançamento da exposição “Universo dos Astronautas”, o lançamento do livro fotográfico “Visões do Cosmos”, com a participação de 106 astronautas, além do concerto “Queremos Paz no Planeta”, que integrou arte, ciência e diplomacia espacial.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

