Notícias
AEB marca presença na 6ª edição do SELM
6ª edição do Encontro de Líderes da Economia Espacial (Space Economy Leaders Meeting (SELM).
Durante os dias 1º a 3 de setembro ocorre, em Hermanus, África do Sul, a 6ª edição do Encontro de Líderes da Economia Espacial (Space Economy Leaders Meeting (SELM). O Encontro, que acontece anualmente desde 2020, promove discussões entre países do G20 para colaboração em projetos futuros e existentes relacionados à exploração espacial pacífica, investimento na indústria espacial e inovação na ciência espacial.
Na abertura do encontro, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon, destacou o tema definido pela Agência Espacial Sul-Africana (SANSA) “O espaço como catalisador para o desenvolvimento econômico global inclusivo” que, segundo ele, dialoga diretamente com a visão da AEB de transformar o setor espacial em vetor de inclusão, inovação e sustentabilidade.
Em seu pronunciamento, Chamon reforçou a importância de alinhar as políticas espaciais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de fortalecer as parcerias entre governos e o setor privado e de ampliar a participação de mulheres, jovens e comunidades historicamente sub-representadas, ao ressaltar que a construção de uma economia espacial verdadeiramente global e inclusiva depende de cooperação e engajamento coletivo.
Para saber mais informações desta edição, CLIQUE AQUI.
Leia mais sobre a presidência do Brasil na 5ª edição do SELM:
Brasil sedia a 5ª edição do Encontro de Líderes das Economias Espaciais do G20
AEB incentiva educação espacial em eventos paralelos ao SELM
5° SELM destaca iniciativas espaciais para mudanças climáticas
Sobre o SELM
O Encontro foi iniciado durante a presidência da Arábia Saudita e liderada pela Comissão Espacial Saudita (2020), sendo a primeira reunião de líderes de agências espaciais pertencentes aos países do G20.
O objetivo de sediar o SELM foi facilitar um palco no qual países influentes, que promovem a visão comum de elevar o setor espacial, possam colaborar em projetos futuros e existentes relacionados à exploração espacial pacífica, investimento na indústria espacial e inovação na ciência espacial.
Desde então, o SELM foi organizada da seguinte forma: Agência Espacial Italiana (2021); Agência Nacional de Pesquisa e Inovação da Indonésia (2022); Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) (2023) e Agência Espacial Brasileira (AEB) em 2024 e, neste ano de 2025, sedia o Encontro a Agência Espacial Nacional da África do Sul (SANSA).
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
