Notícias
AEB e PNUD divulgam vaga de Consultor em Empreendedorismo Digital e Tecnologias Espaciais para o Brasil
A Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), divulga oportunidade para seleção de Consultor(a) em Empreendedorismo Digital e Tecnologias Espaciais para atuação no âmbito do Programa Future Tech Leaders (FTL) Brasil. A iniciativa tem como objetivo fortalecer competências em tecnologias espaciais e digitais, contribuindo para a formação de profissionais capazes de impulsionar soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável.
O programa reúne ações voltadas à capacitação em áreas estratégicas, com foco no desenvolvimento de talentos e no fortalecimento do ecossistema de inovação por meio da aplicação de tecnologias de fronteira.
O(A) profissional selecionado(a) será responsável pelo desenvolvimento e pela condução dos módulos de Empreendedorismo Digital e da iniciativa de Pré-incubação do programa. Entre as atividades previstas estão a elaboração de conteúdos, a realização de treinamentos e mentorias em empreendedorismo digital e tecnologias espaciais. A consultoria será realizada de forma remota, com possibilidade de viagens, no período de agosto a dezembro de 2026, com dedicação estimada de 30 dias úteis. É necessário domínio dos idiomas português e inglês.
Interessados têm até o dia 23 de julho de 2026, às 10h (horário de Nova York) para se inscrever por meio do portal UNDP Quantum, conforme previsto no edital. Mais informações estão disponíveis no UNDP Procurement Notice e no UNGM Portal. Esta é uma oportunidade para contribuir com uma iniciativa internacional voltada ao fortalecimento da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento de competências em tecnologias espaciais e digitais.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.