Notícias
AEB e Philsa promovem webinário sobre a conservação marinha com tecnologias espaciais
Imagem de Divulgação. AEB
No dia 19 de agosto, será realizado, virtualmente, o webinar internacional “Blue Horizons”. A iniciativa é fruto de um Memorando de Entendimento entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Philippine Space Agency (PhilSA), que visa promover o uso pacífico do espaço exterior.
As discussões, em inglês, reunirão especialistas de ambos os países para debater o uso de tecnologias espaciais e geoespaciais na proteção e monitoramento de ecossistemas costeiros e marinhos, como manguezais, estuários e recifes de corais. Além disso, o webinário objetiva destacar o papel estratégico das aplicações espaciais no mapeamento e na gestão sustentável das águas territoriais.
Inspirado na “Amazônia Azul”, política brasileira voltada à preservação de seu território marítimo, o webinar promoverá o intercâmbio técnico e científico com instituições filipinas interessadas em desenvolver ações semelhantes para conservação ambiental e segurança alimentar.
A proposta é estimular a criação de soluções conjuntas, com base em dados de satélite, estratégias de conservação comunitária e inovações no monitoramento ambiental. A cooperação pretende construir um arcabouço sólido de troca científica, alinhamento de políticas públicas e inovação bilateral, que contribuirá para a proteção da biodiversidade nos oceanos Atlântico Sul e Pacífico.
Participam do evento representantes da AEB, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais das Filipinas (DENR), do Instituto de Ciências Marinhas da Universidade das Filipinas (UP-MSI) e do Departamento de Engenharia Geodésica da Universidade das Filipinas (UP-DGE).
CLIQUE AQUI para se inscrever. Saiba mais sobre a programação.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.