Notícias
AEB coordena ações do GT-24 do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB)
Primeira Reunião Ordinária do GT-24 do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB).
Na última quinta (22), foi realizada a primeira reunião ordinária do Grupo Técnico nº 24 (GT-24) do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB), coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB).
O grupo foi instituído com o propósito de realizar as ações necessárias ao processo de revisão do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022–2031. O objetivo é propor a adequação desse programa à evolução do cenário tecnológico global, às reconfigurações das dinâmicas geopolíticas e às prioridades nacionais de desenvolvimento socioeconômico, soberania e autonomia.
Além da AEB, GT-24 reúne representantes de diversos órgãos e instituições estratégicas como o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR); Casa Civil (CC/PR); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ministério da Defesa (MD); Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); Ministério das Comunicações (MCOM); Ministério das Relações Exteriores (MRE); Comando da Aeronáutica (COMAER); Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O início das atividades do GT-24 representa um passo importante para a organização das ações e do estabelecimento de um plano de trabalho, que envolve seus integrantes nos debates necessários para o processo contínuo de acompanhamento e revisão do PNAE diante dos novos cenários e desafios do setor espacial.
Reprodução GSI.
O CDPEB
O Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB) é um órgão colegiado composto por pastas ministeriais que atuam com vistas à potencialização do Programa Espacial Brasileiro (PEB).
Sua instituição, por meio de um decreto presidencial, definiu vários pontos importantes do PEB que precisam ser melhorados. A ideia é atender tanto às necessidades estratégicas do programa quanto resolver as específicas.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.