Notícias
AEB abre novas turmas para 32 cursos na área espacial
Imagem de Divulgação. AEB.
Neste domingo (1), a Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do Programa AEB Escola, abre novas turmas para 32 cursos, entre eles o de nanossatélites, foguetes, geopolítica aeroespacial, cientista cidadão, professor GLOBE e mais nove inéditos. As aulas são online e assíncronas realizadas por meio da Plataforma AEB Escola Virtual.
Os estudantes têm até o dia 1º de maio para realizar as inscrições. Após iniciar o curso, o estudante terá dois meses para completar e gerar o certificado. As capacitações abertas são:
Cursos do Segmento GLOBE:
Professor GLOBE Observer
Cientista GLOBE
Segmento Ciências Exatas e da Terra:
Programação de Algoritmos em Python
Minicurso - Fibra Óptica e Geoplano
Minicurso - Células Solares e Circuito Elétrico
Minicurso - Arduino
Linguagens de Programação
Introdução à Oceanografia Física
Introdução à Meteorologia
Segmento Ciências Aeroespaciais:
Engenharia de produto no setor aeroespacial
Curso de Astronomia
Mistérios do Universo
Sensoriamento Remoto
Astronomia Básica (com audiodescrição e tradução em Libras)
Introdução à Maturidade Tecnológica e suas Métricas
Um voo pelo universo dos foguetes: teoria e prática
Introdução aos Nanossatélites
Minicurso - Introdução à Física de Foguetes Aplicado ao Ensino de Ciências Espaciais - Espaço, movimentos, gravidade e peso
Minicurso - Introdução à Física de Foguetes Aplicado ao Ensino de Ciências Espaciais - Conceitos Iniciais
Introdução à Propulsão Espacial I e II
Introdução à Astronáutica Análoga
Experimentação para lançamento de foguetes
Satélites
Segmento Ciências Humanas e Sociais:
Trajetória orçamentária recente do setor espacial
Recent Budgetary Trajectory of the Space Sector (capacitação em inglês)
História do setor espacial
Curso Introdutório à Geopolítica Aeroespacial
Curso Básico de Direito Espacial
Minicurso - Aprendizagem com Base em Projetos, Jogos, Gamificação, Casos de Ensino e Desafios em Grupos Aplicado ao Ensino de Ciências Espaciais
Minicurso - Storytelling e Sala de Aula Invertida Aplicado ao Ensino de Ciências Espaciais
Gestão de Projetos Aeroespaciais
Segurança e Defesa do Espaço Exterior
Programa AEB Escola
Criado em 2004, o Programa AEB Escola visa à divulgação do Programa Espacial Brasileiro nas escolas de Educação Básica e nas instituições de Ensino Técnico e Superior. O programa visa estimular o interesse dos estudantes em ciência e tecnologia, como forma de incentivo vocacional àqueles que desejam se tornar os futuros pesquisadores e profissionais da área espacial no Brasil.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.