Notícias

Ações decorrentes da CDI-CEA avançam no Maranhão

Série de articulações e reuniões entre Agência Espacial Brasileira e diversas instituições maranhenses teve o objetivo de aprimorar o PDI-CEA
Publicado em 12/07/2021 17h40

Entre os dias 5 e 7 de julho, o diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira, Cristiano Augusto Trein, esteve no Maranhão para participar de várias reuniões. Os encontros tiveram como objetivo acompanhar as ações da Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA), que estão em andamento, e aprimorar articulações conjuntas entre várias instituições.

A agenda oficial teve início na segunda-feira (5) com a participação da AEB no Seminário Técnico do Projeto Arco Norte, promovido pela Federação da Indústria do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Grupo Técnico "Pensar o Maranhão". Durante o evento, foram apresentados os resultados parciais e preliminares dos primeiros estudos sobre o Projeto Arco Norte. Na oportunidade, foram discutidos, ainda, os possíveis vetores de desenvolvimento do Maranhão, estruturados em quatro áreas: indústria, agronegócio, logística e infraestrutura e energia. Conduziram o seminário o presidente da FIEMA, Edilson Baldez; o vice-presidente da FIEMA, Celso Gonçalo; e o coordenador do GT FIEMA, Luiz Fernando Renner. A agenda permitiu troca de conhecimentos sobre diversos aspectos de colaboração e de oportunidades para o crescimento industrial, no contexto de desenvolvimento regional, do Estado do Maranhão e do Brasil.

Também participaram do seminário o superintendente da FIEMA, César Miranda; o coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA, José Polary; o presidente do Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Maranhão (SIFEMA), Cláudio Azevedo; o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Raimundo Arruda; o superintendente regional do Serviço Social da Indústria (SESI), Diogo Lima; o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (SINDUSCON-MA), Fábio Nahuz; o gerente de logística do Consórcio Alumar, Márcio Fávero; o consultor de relações corporativas da empresa Suzano, Mauro Rangel; o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Allan Kardec Barros; e o professor da Escola Superior de Guerra, Ronaldo Carmona.

Na manhã da terça-feira (6), a reunião ocorreu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), localizado em Alcântara. O encontro foi conduzido pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Jedson Coelho. Também participaram a coordenadora da Unidade Regional da AEB no Maranhão, Thais Durans Abreu; o secretário de Meio Ambiente de Alcântara, Jefferson Feitosa; o secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Junior; e o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Cel. Marcello Correa. Além de representantes da câmara de vereadores e do setor produtivo de Alcântara.

Importante destacar a presença de representantes de setores diretamente relacionados ao turismo, como pousadas, bares, restaurantes, transportes, guias e condutores. O objetivo foi discutir possibilidades de qualificação de profissionais do setor turístico alcantarense, que deverá sofrer impactos positivos decorrentes das ações do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), coordenado pelo diretor de Governança do Setor Espacial da AEB, Cristiano Augusto Trein, e presidido pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes.

No mesmo dia, Cristiano Trein foi recebido, juntamente com o diretor do CLA, Cel. Marcello Correa, pelo prefeito de Alcântara, o Padre William Guimarães da Silva. Trataram das ações decorrentes da atuação da CDI-CEA, realizadas em Alcântara, e dos impactos a serem gerados no desenvolvimento do município e de seu entorno. Também participaram da audiência o secretário municipal de Governo, Uitamar Lindozo; o secretário de Cultura e Turismo de Alcântara, Jedson Coelho; o secretário municipal de Infraestrutura, Vinícius Metz; e o secretário de Educação, Alessandro Gonçalves.

O foco da discussão esteve na necessidade de envidar esforços conjuntos da Prefeitura de Alcântara e da Câmara de Vereadores em prol da atualização do Plano Diretor do município. É preciso buscar, cada vez mais, sinergia com as necessidades previstas pelo PDI-CEA, como por exemplo, possíveis soluções para a dificuldade de mobilidade entre São Luís e Alcântara.

No dia seguinte, a rodada de reuniões culminou com a 9ª Reunião Ordinária do Plenário da CDI-CEA. Participaram de forma presencial o diretor do CLA, Cel. Marcello Correa, o tecnologista da AEB, Isaac Teles, além de representantes das Secretarias Municipais de Alcântara.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

 

Coordenação de Comunicação Social - CCS

 

Ciência e Tecnologia