Notícias
Trensurb relembra 24 de dezembro de 2024, um ano da retomada do metrô em Porto Alegre
Ato de reabertura da Estação Mercado, na véspera de Natal, teve participação do Papai Noel, tornando o momento ainda mais significativo - Foto: Juliano Lannes/Trensurb
A Trensurb relembra o 24 de dezembro de 2024 como um marco na mobilidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, data em que foi retomada a circulação dos trens até o centro da capital, após os impactos causados pelas enchentes de maio daquele ano. A retomada incluiu a reabertura das estações São Pedro, Rodoviária e Mercado, restabelecendo a ligação completa entre Novo Hamburgo e Porto Alegre.
"O retorno da operação dos trens até Porto Alegre, na véspera de Natal, simbolizou o esforço conjunto das equipes técnicas, operacionais e administrativas da Trensurb, que atuaram de forma contínua, mesmo diante de um dos maiores desafios enfrentados pela empresa em sua história recente", afirma o diretor-presidente Nazur Garcia. Ele também relembra que os recursos extraordinários enviados pelo governo federal após a enchente, de R$ 225 milhões, foram cruciais para a retomada.
Concomitante à operação, a Trensurb continuou realizando durante todo este ano obras de reconstrução e modernização das estações afetadas. Com investimento de R$ 8,24 milhões, a recuperação total das três estações de Porto Alegre prevê intervenções estruturais, renovação de sistemas, melhorias em acessibilidade, adequações de drenagem e reforço da resiliência do sistema frente a eventos climáticos extremos, como elevação das estruturas prediais. As intervenções têm previsão de conclusão para o primeiro trimestre de 2026.