Sobre a Trensurb
A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. - Trensurb - é uma empresa pública vinculada ao Governo Federal, que tem por acionistas a União (99,9144%), o Estado do Rio Grande do Sul (0,0662%) e o município de Porto Alegre (0,0194%). É responsável por operar uma linha de trens urbanos com extensão de 43,8 quilômetros, no eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre, com 22 estações e uma frota de 40 trens, atendendo a seis municípios: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
A Trensurb foi criada em abril de 1980, após autorização do Decreto nº 84.640 e iniciou sua operação comercial em março de 1985. Começou a ser idealizada a partir de 1976, através de estudos desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, que justificou o projeto pela redução do fluxo de veículos na BR-116, já saturada à época, e pela oferta à população dos seis municípios de uma alternativa de transporte com baixo custo e com maior rapidez, segurança, conforto e capaz de absorver uma demanda inicialmente prevista na casa dos 300 mil passageiros por dia.
Entre 1980 e 1985, foram realizadas as obras de implantação do sistema. Em 1984, desembarcaram, em Porto Alegre, os 25 trens-unidades elétricos, adquiridos do Japão. Em 2 de março de 1985, foi inaugurado em ato solene, o primeiro trecho, com 27 quilômetros de extensão e 15 estações, ligando Porto Alegre a Sapucaia do Sul e cruzando os municípios de Canoas e Esteio. Dois dias depois, o sistema metroviário abria definitivamente as suas portas à população com o início da operação comercial.
Em 9 de dezembro de 1997, chegou a São Leopoldo com a inauguração da Estação Unisinos e, em 20 de novembro de 2000, foi aberta a Estação São Leopoldo, ao lado do Museu do Trem. Em 3 de julho de 2012, começaram a operar comercialmente mais duas estações: Rio dos Sinos, também em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo. No dia 8 de maio de 2014, iniciou-se a operação comercial em outras três estações no município hamburguense: Industrial, Fenac e Novo Hamburgo.
Em janeiro de 2011, o metrô gaúcho ultrapassou a marca de um bilhão de passageiros transportados, representando uma economia de mais de R$ 2,2 bilhões para a sociedade.
Ao longo da sua história, a Trensurb consolidou-se como uma empresa de transporte de passageiros, indutora de desenvolvimento social e econômico. Introduziu e motivou mudanças nos hábitos da população, alterando consideravelmente a realidade dos municípios. Isso porque sua implantação envolveu, não só a instalação do sistema metroviário, mas também a readequação da malha viária, o saneamento, a iluminação pública, a segurança de pedestres e outras obras complementares.
Para cumprir sua missão, a empresa está organizada em cinco grandes áreas: Operação, Manutenção, Administração, Expansão e Comercial. Conta com um quadro de pessoal de aproximadamente 1.100 empregados, além do trabalho de empresas contratadas e estagiários que, subdivididos em escalas e jornadas de trabalho diferenciadas, garantem o funcionamento diário por 24 horas do metrô gaúcho.
Até 2002, a Trensurb vinculava-se ao Ministério dos Transportes. Em 2003 passou a atender às orientações do Ministério das Cidades e, em 2019, integrou-se ao Ministério do Desenvolvimento Regional. Com a recriação do Ministério das Cidades, em 2023, voltou a vincular-se ao órgão. Anteriormente uma sociedade de economia mista, a Trensurb teve alteração de sua natureza jurídica em 2018, passando a ser uma empresa pública.