Consulta às Licitações
O Governo federal determinou que, todas as compras de bens e serviços comuns da Administração Pública Federal sejam feitas por Pregão, especialmente, na forma eletrônica.
O Banco do Brasil é o provedor da TRENSURB nos Pregões Eletrônicos, garantindo a todos os participantes legalidade e confiabilidade no certame. Diante disso, os fornecedores que desejarem participar de Pregões Eletrônicos da TRENSURB, devem efetuar seu cadastro em qualquer agência do Banco do Brasil. A agência do banco indicará os requisitos necessários para o cadastramento e obtenção de chave de acesso no sitio https://www.licitacoes-e.com.br/. Os pregões presenciais serão realizados pela própria TRENSURB, sem a intermediação do Banco do Brasil.
As licitações na modalidade Pregão tem por objetivo dar mais rapidez e agilidade ao processo licitatório e garantir uma transparência muito maior que os demais tipos de licitação. Busca também, reduzir os custos dos bens e serviços adquiridos por toda a Administração Pública.
Além disso, o uso da Internet nas operações de compras públicas aumenta a competição entre os fornecedores e fomenta a participação de micro e pequenas empresas nos certames. Essa determinação federal faz parte da Agenda da Eficiência, um programa proposto pela União para a melhoria dos gastos públicos, principalmente quanto às compras governamentais. A TRENSURB, aderindo à esta agenda, faz uso do pregão presencial desde 2000 e o módulo eletrônico desde 2004.
A relação de licitações em aberto, publicadas pela TRENSURB, pode ser encontrada no sitio da empresa, https://www.trensurb.gov.br/fornecedores/licitacoes, sendo necessário apenas o cadastramento do usuário para ter acesso à esta relação, bem como informações mais detalhadas sobre especificações do objeto licitado, agenda e as exigências para a participação.
Em futuro próximo, a TRENSURB implantará uma ferramenta de Qualificação de Fornecedores. Com essa ferramenta, toda a relação comercial empresa x fornecedor será continuamente avaliada, pontuada e apresentada na forma de Indicadores de Desempenho. Essa avaliação de performance será muito proveitosa não só para a TRENSURB como para os bons fornecedores.
Fornecedores serão recebidos no Setor de Compras nas quintas-feiras, mediante agendamento prévio, que deve ser feito pelo e-mail scompras@trensurb.gov.br ou pelo telefone (51)3363-8238. Quando necessário, a Trensurb fará convocação de fornecedores.
Atenciosamente,
SECOM - Setor de Compras da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre.