Processo Seletivo para o Estação Educar 2026
A Trensurb está realizando o processo seletivo para as turmas de 2026 do Programa Estação Educar. Promovido em parceria com o Senai-RS, o programa oferece aprendizagem profissional a 40 jovens de famílias de baixa renda por meio do curso de assistente administrativo, com duração de 800 horas-aula.
O edital de abertura, demais documentos e informações referentes ao processo seletivo podem ser acessados por meio dos links a seguir.
- Edital 001/2025 - abertura do processo seletivo
- Lista de candidatos inscritos
- Reemissão de recibo de inscrição
- Resultado do sorteio
- Etapa de entrevistas e comprovação de pré-requisitos
- Classificação após a etapa da entrevista
- Etapa de realização dos exames médicos
Informações sobre o programa
O curso de assistente administrativo contempla o conteúdo programático abaixo:
- Rotinas de Organização de Documentos;
- Atividades de Apoio na Área Administrativa;
- Organização de Escritório;
- Português Aplicado;
- Informática Básica;
- Comunicação e Expressão;
- Atendimento ao Cliente;
- Gestão de Pessoas;
- Departamento Pessoal;
- Legislação;
- Estrutura Organizacional;
- Fundamentos Básicos de Logística;
- Processos de Compras.
O local de realização do curso é a Escola de Educação Profissional Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, que proporciona aos jovens aprendizes um ambiente com infraestrutura adequada, com profissionais especializados (pedagogos e instrutores diversos), inclusive para atender a pessoas com deficiência.