Informações Gerais sobre o Sistema
A Linha 1 da Trensurb atende os municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, pertencentes à Região Metropolitana de Porto Alegre.
O sistema possui uma extensão total de 43,8 quilômetros, entre a Estação Mercado, em Porto Alegre, e a Estação Novo Hamburgo, no município de Novo Hamburgo.
Está constituído de duas linhas bidirecionais eletrificadas, sinalizadas, com um trecho de 31,7 quilômetros em superfície, totalmente bloqueado e sem cruzamento a nível, e outro trecho com 12,1 quilômetros em elevado, com parte inferior totalmente urbanizada, bitola com 1,60 metro de largura.
As 22 estações, implantadas em intervalos médios de 2,1 quilômetros, possuem plataformas de embarque e desembarque de 190 metros de extensão, e são compatíveis com a operação de dois trens acoplados. Os sistemas de sinalização da via e dos trens, juntamente com o Centro de Controle Operacional, permitem a circulação de 20 composições por hora, em cada sentido. A sinalização é dotada de equipamentos necessários para controlar o movimento dos trens em condições de segurança, mediante o Sistema de Controle de Tráfego Centralizado (CTC), Cabsignal (CS), Controle de Velocidade dos Trens (ATC) e de Parada Automática dos Trens (ATS). A rede aérea de energia de tração dos trens, em 3.300 volts de corrente contínua, é alimentada pelo conjunto de cinco subestações de tração com 4 cabines de seccionamento e paralelismo e 2 cabines de paralelismo.
Os 25 trens série 100 da Linha 1 foram fornecidos por consórcio japonês liderado pela Mistsui & Co., tendo sido fabricados pelas empresas, Nippon Shario Seizo Kaisha Ltd., Hitachi Ltd. e Kawasaki Heavy Industries Ltd. Cada trem tem a denominação de trem-unidade elétrico (TUE), constituído de quatro carros, sendo dois carros motores, MA e MB, nas pontas, e dois carros reboques, RA e RB, no meio. A composição básica é constituída de MA-RA-RB-MB, podendo ser operado em unidade simples, como também em até duas unidades acopladas (8 carros). Já os 15 TUEs série 200 foram fornecidos pelo consórcio FrotaPoa, formado por Alstom e CAF. Têm gasto energético cerca de 30% inferior à série 100, sistema de ar condicionado automatizado, sistema de comunicação multimídia, iluminação interna com LED e sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas. Sua composição básica é similar e eles também podem operar acoplados. A capacidade de ambos os modelos de TUEs é de aproximadamente mil passageiros.
Trensurb 24 horas
Durante o dia, as dezenas de milhares de usuários diários do metrô não imaginam quantos profissionais trabalham durante a noite para garantir um serviço eficiente e seguro no dia seguinte. No total, são mais de 100 pessoas que atuam à noite nos setores responsáveis por rede aérea de energia, via permanente, tráfego, segurança, sinalização, manutenção dos trens e também nas estações, na limpeza e no Centro de Controle Operacional. Os trabalhos, na maioria de manutenção corretiva e preventiva, são realizados das 0h às 4h, diariamente, quando então se iniciam os preparativos para a operação comercial de cada dia.