Notícias
GESTÃO PÚBLICA
CSC 360 aprofunda debate sobre inovação, tecnologia e gestão colaborativa no setor público
A continuidade da programação do CSC 360, evento promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na terça-feira (4/11) na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) reforçou o protagonismo dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC) na modernização do Estado brasileiro. Durante a manhã, a ministra Esther Dweck abriu o evento destacando que os serviços compartilhados representam um dos pilares da Transformação do Estado conduzida pelo MGI.
A ministra ressaltou o papel da Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC) e da rede ColaboraGov na consolidação do modelo, que já reúne 13 ministérios e mais de 40 órgãos, com economia estimada em R$ 258 milhões em um ano. Na sequência, especialistas e gestores públicos apresentaram experiências e estudos que abordaram centralização de compras, eficiência operacional, modelos de divisão de custos, governança e boas práticas de implementação.
No período da tarde, os painéis aprofundaram dimensões práticas e estratégicas do modelo. Foram apresentados diferentes formatos de CSCs adotados no governo federal, destacando resultados como ganhos de escala, redução de custos, melhoria na qualidade dos serviços e otimização da força de trabalho.
Os debates também abordaram desafios para consolidação desse modelo, como a necessidade de superar resistências à mudança, fortalecer ações de capacitação e desenvolver estratégias de gestão da mudança que incluam comunicação interna ativa e engajamento dos servidores.
Outro ponto central foi o papel da tecnologia, com cases de automação, uso de inteligência artificial e integração de sistemas, reforçando que a transformação digital é elemento essencial para a maturidade dos CSCs. Indicadores de desempenho, métricas de qualidade e mecanismos de avaliação contínua também foram destacados como pilares para garantir evolução, transparência e eficiência na prestação dos serviços.
O formato interativo da programação, com participação do público por meio de formulários online e mediação ativa nos painéis, contribuiu para uma troca dinâmica e colaborativa. Encerrando o dia, o secretário de Serviços Compartilhados do MGI, Cilair Abreu, destacou que o CSC 360 cumpriu a missão de promover um ambiente de aprendizagem, integração e construção conjunta. “Buscamos ampliar o diálogo e a visão sobre os serviços compartilhados, promovendo a troca de experiências entre setor público, iniciativa privada e terceiro setor. Eventos como esse são essenciais para aperfeiçoarmos o modelo e incorporarmos referências que contribuam para a evolução da administração pública”, explicou
Para o secretário, o evento foi uma experiência que extrapolou a capacitação, reunindo agentes do terceiro setor, dos setores privado e público, provou que o compartilhamento de serviços é fundamental, marca o presente e deve nortear o futuro das instituições. Confira o evento na íntegra no canal do MGI no Youtube.
Leia também: