Notícias
CARAVANA FEDERATIVA
“Toda a microeconomia é movimentada pelo dinheiro da Previdência Social”, diz ministro Wolney Queiroz na Caravana Federativa
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, participou nesta quinta-feira (30) da abertura da Caravana Federativa do Governo Federal realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná. Em sua fala, o ministro destacou os números atualizado da devolução dos descontos não autorizados de aposentados e pensionistas e enfatizou a grandeza da Previdência Social no Brasil e no estado.
“O sistema de proteção social é um dos maiores e mais potentes do mundo”, disse o ministro, lembrando que são 40 milhões de benefícios pagos mensalmente e mais de 60 milhões de pessoas que contribuem com o sistema previdenciário. “E ainda onde o Fundo de Participação dos Municípios é maior, a Previdência vem em segundo lugar. Portanto, é esse dinheiro que movimenta as cidades de Vossas Excelências, prefeitos e vereadores. Toda a microeconomia do Brasil é sustentada e movimentada pelo dinheiro da previdência social”, afirmou.
“Por esse motivo, o brasileiro deve ter um sentimento de pertencimento em defesa da Previdência Social, como tem hoje pelo SUS, nosso Sistema Único de Saúde”, prosseguiu o ministro. Ele lembrou que o Paraná tem uma rede ampla e eficiente de atendimento previdenciário, com 74 Agências da Previdência Social em funcionamento, que cobrem todos os 399 municípios do estado. Destacou ainda que essa estrutura é sustentada por 827 servidores ativos e 153 Peritos Médicos Federais, que asseguram o acesso da população aos serviços previdenciários e assistenciais.
Além do ministro da Previdência Social, participaram a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann; o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira; a ministra das Mulheres em exercício, Eutália Barbosa Rodrigues Neves, o presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri, entre outras autoridades. Pelo INSS, esteve presente o superintendente regional Sul, Alberto Alegre.
Caravana Federativa
O evento, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, reúne autoridades e movimentos sociais para dialogar sobre políticas públicas federais e oferece painéis, palestras e debates sobre projetos estruturantes para o Paraná, ampliando o acesso a programas governamentais. O MPS participa da Caravana com um estande próprio de atendimento ao público com as políticas de Previdência Social, além de oficinas oferecidas pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
A Caravana Federativa tem como objetivo levar aos municípios ações e programas do governo federal, além de fortalecer o diálogo entre os governos federal, estadual e municipal. Esta é a terceira edição da Caravana Federativa em 2025. As edições anteriores, realizadas no Rio Grande do Norte e no Maranhão, contaram com mais de 8,5 mil participantes, 9 mil atendimentos e a presença de 96% dos municípios desses estados. O ministro Wolney Queiroz também esteve presente na edição do Maranhão.
Oficina de atendimento
O MPS disponibilizará a oficina “CRPS para Todos”, do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS). O evento é voltado para o público que procura entender como recorrer a decisões do INSS, conhecer o fluxo processual dentro do CRPS e as vantagens do recurso administrativo como alternativa mais ágil e acessível à via judicial. A oficina é direcionada a segurados, advogados, entidades da sociedade civil e a conselheiros do próprio órgão.
Serviços oferecidos no estande do MPS
Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) - O Ministério oferecerá a gestores municipais informações sobre o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), documento necessário para garantir transferências voluntárias da União ao município que possui Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O certificado é emitido pelo MPS por meio do Cadprev. O objetivo é orientar os entes e gestores sobre as pendências para emissão do certificado, bem como sobre a aplicação das normas gerais desses regimes.
Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) - O MPS também disponibilizará a oficina “CRPS para Todos”, do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS). O evento é voltado para o público que procura entender como recorrer a decisões do INSS, conhecer o fluxo processual dentro do CRPS e as vantagens do recurso administrativo como alternativa mais ágil e acessível à via judicial. A oficina é direcionada a segurados, advogados, entidades da sociedade civil e a conselheiros do próprio órgão.
INSS - Os prefeitos e gestores vão conhecer também alguns dos serviços oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, como as soluções do INSS Digital, que democratizou e simplificou o acesso à Previdência Social, e os Acordos de Cooperação Técnica (ACTs), que podem ser firmados entre o INSS e os municípios para levar o atendimento para perto da população. Também serão apresentadas oportunidades de cessão de imóveis do INSS para uso das prefeituras, sem cobrança de aluguel, ampliando a capacidade dos municípios de oferecer serviços e projetos sociais.