Sobre o DRGPS
O Departamento do Regime Geral de Previdência Social (DRGPS) tem como responsabilidade prestar apoio direto ao Secretário de Regime Geral de Previdência Social na definição e implementação das diretrizes previdenciárias, bem como na elaboração de regulamentos que acompanhem os programas e atividades do regime.
Entre suas principais funções, destaca-se o monitoramento das atividades relacionadas aos benefícios e despesas do sistema de seguridade social, além da revisão de planos com o objetivo de manter o equilíbrio financeiro e atuarial do regime. Também é atribuição da equipe coordenar e avaliar tratados internacionais no campo da seguridade social, contribuindo para a ampliação da proteção social além das fronteiras nacionais.
Com o intuito de atualizar o sistema de forma eficiente e eficaz, o DRGPS elabora planos voltados à modernização das normas e instituições existentes, aliados a projeções e simulações das entradas e saídas financeiras, fundamentais para um planejamento sustentável da Previdência Social. A atuação do departamento inclui ainda a realização de estudos e atividades de capacitação, voltadas à melhoria contínua das práticas de gestão.
O DRGPS também atua em parceria com órgãos públicos, tanto nacionais quanto estrangeiros, promovendo a troca de conhecimentos e a organização de eventos técnicos sobre temas previdenciários. Além disso, é de sua competência acompanhar de perto a implementação das políticas e diretrizes em parceria com o INSS, avaliando os objetivos e o desempenho da instituição.