Notícias
INSTITUCIONAL
Ministro da Previdência Social inaugura sala multissensorial do INSS em Joinville
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, participou nesta segunda-feira (31), da inauguração oficial da sala multissensorial na Agência da Previdência Social (APS) de Joinville. O novo espaço foi especialmente equipado com brinquedos, livros, iluminação regulável e outros elementos que ajudam na promoção do relaxamento, foco e interação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em funcionamento desde novembro de 2024 a sala multissensorial de Joinville é a segunda unidade implantada pelo INSS no Sul do país.
“Precisamos respeitar quem merece ser respeitado, como é o caso das pessoas com transtorno de espectro autista. E essas salas multissensoriais foram criadas exatamente para isso. Quem convive com uma criança um pouco mais agitada que o normal sabe a importância de ter um cantinho brincando enquanto o pai ou a mãe está resolvendo o que tem que ser resolvido. Por isso, antes de terminar o meu mandato pretendo instalar uma sala multissensorial em todas as mais de 1.600 agências da Previdência Social espalhadas pelo país”, ressaltou Lupi.
“A criação das salas multissensoriais representa um importante passo para a humanização do atendimento que tanto prezamos dentro do INSS. Que essa iniciativa sirva de exemplo a outros órgãos públicos e também para empresas privadas, pois nada substitui o afeto e o acolhimento. Com essa iniciativa, estamos demonstrando o quanto a gente se importa com o bem-estar das pessoas que buscam atendimento no INSS”, destacou o superintendente regional Sul do INSS, Alberto Alegre.
“É uma satisfação muito grande observar como as crianças se sentem bem nesse espaço. Em 2 de abril, celebramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e essa é uma luta muito grande que todos nós precisamos abraçar”, destacou o gerente-executivo do INSS em Joinville, Rodrigo Schneiders.
Atualmente, existem 15 salas multissensoriais em todo país. Uma parceria com o Ministério de Direitos Humanos viabilizou a criação das salas para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A expectativa e conseguir aumentar o número de unidades do INSS com mais espaços multissensoriais.
Em unidades que não têm as adaptações para suporte às pessoas impactadas por estímulos sensoriais, são utilizados kits itinerantes, que contêm produtos lúdicos e interativos. Esses recursos auxiliam os profissionais no atendimento personalizado e na criação de vínculos mais empáticos com as pessoas com TEA e suas famílias.
Marcos Varjão - INSS/ACS/Sul
Edição: Martha Imenes - Ascom/MPS
Conheça as redes oficiais do MPS:
Instagram: https://www.instagram.com/minprevidencia/
Threads: https://www.threads.net/@minprevidencia
X (ex-Twitter): https://twitter.com/minprevidencia
Facebook: https://www.facebook.com/minprevidencia
YouTube: https://www.youtube.com/@minprevidencia