Notícias
FORÇA-TAREFA
Ação no RN combate fraude na transferência de benefícios
A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26), a Operação Vicarius, com o objetivo de desarticular um suposto esquema fraudulento de transferência de benefícios em manutenção por meio de documentos falsos. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Maxaranguape (RN).
A ação criminosa consistia na alteração da agência mantenedora do benefício previdenciário e do órgão pagador para outras unidades federativas, a partir do uso de canais digitais do INSS, a fim de obter não apenas o recebimento das parcelas dos benefícios, mas também a contratação fraudulenta de empréstimos consignados à revelia dos titulares dos benefícios. Durante a investigação, verificou-se certo grau de sofisticação e organização dos agentes criminosos em razão da falsificação de documentos e operacionalização de acessos remotos pela internet a partir do exterior.
Não há cálculo de prejuízo e economia, pois a efetiva atuação da Polícia Federal foi fundamental para coibir o golpe.
O nome da operação faz referência a expressão do latim Vicarius, um termo em latim que significa “aquele que se faz passar por outra pessoa”, sendo a origem etimológica da palavra vigarista.
Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.
Ascom/MPS
Conheça as redes oficiais do MPS:
Instagram: https://www.instagram.com/minprevidencia/
Threads: https://www.threads.net/@minprevidencia
X (ex-Twitter): https://twitter.com/minprevidencia
Facebook: https://www.facebook.com/minprevidencia
YouTube: https://www.youtube.com/@minprevidencia