Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Força-Tarefa deflagra operação para combater concessão irregular de benefícios previdenciários em SC
A Força-Tarefa Previdenciária no estado de Santa Catarina deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), a Operação Destoante, com o objetivo de combater fraudes em benefícios concedidos de forma irregular, no município de Chapecó (SC). Foram cumpridos cinco mandados judiciais de busca e apreensão, além do afastamento cautelar, por 30 dias, dos servidores suspeitos de envolvimento.
As investigações iniciaram no final de 2024 e identificaram ações de dois servidores transferindo para si processos que não eram de suas responsabilidades, a fim de conceder benefícios previdenciários de forma irregular.
Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), o prejuízo calculado a partir de uma amostra de 39 benefícios analisados é de mais de 2,3 milhões aos cofres públicos. A economia projetada com a suspensão dos pagamentos supera a cifra de R$ 22 milhões, conforme a expectativa de sobrevida da população brasileira, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, peculato eletrônico, falsidade ideológica, falsificação e uso de documentos falsos.
A ação mobilizou 22 policiais federais, e contou com a participação da CGINP do Ministério da Previdência Social (MPS).
Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate eficaz a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.
Ascom/MPS
Conheça as redes oficiais do MPS:
Instagram: https://www.instagram.com/minprevidencia/
Threads: https://www.threads.net/@minprevidencia
X (ex-Twitter): https://twitter.com/minprevidencia
Facebook: https://www.facebook.com/minprevidencia
YouTube: https://www.youtube.com/@minprevidencia