Notícias
INSS 35 anos: cerimônia marca compromisso com os segurados
- Foto: Rafael Carvalho
Neste 27 de junho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa 35 anos de existência. Mais do que uma data, é um marco de memórias que seguem vivas em milhões de lares brasileiros. Histórias que atravessam o tempo, unem gerações e sustentam os sonhos de um país inteiro.
Para lembrar essa jornada de três décadas e meia, o INSS e os Correios lançaram um selo institucional que retrata aquilo que dá sentido à existência do Instituto: as pessoas. A arte do selo mostra personagens de diferentes origens, idades e perfis. Cada rosto estampado carrega uma vida que o INSS ajuda a proteger.

Cerimônia marca compromisso com o futuro
A solenidade de lançamento reuniu autoridades, servidores e ex-dirigentes do INSS em um auditório lotado em Brasília. Estiveram presentes o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz; o presidente do INSS, Gilberto Waller; o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos; e o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho, entre outras autoridades.
Duas servidoras foram homenageadas: Juliana Ferreira Costa, uma das mais jovens do quadro atual, e Rosa Margarida da Silva Trocado, que ingressou no INSS em 1978. O gesto simboliza a continuidade e a dedicação de quem faz o Instituto funcionar todos os dias. Por trás de cada benefício pago, há um servidor público comprometido com o bem-estar do povo brasileiro.

- Presidente do INSS homenageia duas servidoras
Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo institucional emocionante, em que o INSS fala com a voz do povo brasileiro:
“Há 35 anos, eu me enxergo em você. Onde quer que olhe, por onde quer que eu vá, em cada esquina, em todo lugar, por terra, pela água e pela tela do celular, eu estou na maioria dos lares, nas maternidades, nas incapacidades, nos rios e nos mares.
Eu sou filho da Previdência Social, sou patrimônio do Brasil, sou o maior distribuidor de renda da América Latina, mas eu só sou grandioso porque grandioso é o povo brasileiro. Com ele, eu cresci, amadureci e me transformei.
Mas eu ainda sou vulnerável, ainda tenho muito a corrigir e melhorar, por isso hoje não tem festa. Hoje eu escolho trabalhar para modernizar sistemas para combater fraudes, para proteger você, sua família e seus direitos porque pessoas importam mais do que números e porque confiança não se impõe, ela se constrói dia após dia e porque garantir proteção social ao trabalhador brasileiro é mais do que um dever. É a razão da minha existência.”
Muito mais que números: um direito que protege o Brasil
O INSS tem hoje 99,3 milhões de segurados e 40,7 milhões de benefícios pagos, movimentando mais de um trilhão de reais por ano. Se fosse um país, teria a quarta maior população das Américas. Mas o mais importante não está nos números. Está nas vidas protegidas.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, reforçou essa dimensão humana: “O INSS não é número. Se vocês olharem o selo dos 35 anos, verão rostos, são pessoas, são famílias que dependem do INSS, dependem de todos nós servidores do INSS, dependem não de uma máquina, não de um aplicativo, mas de servidores comprometidos.”
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou o valor do trabalho diário dos servidores: “Nós trabalhamos para quem nós não conhecemos. Não conhecemos pessoalmente as pessoas, mas nós mudamos e transformamos a vida de cada uma delas.”
Correios e INSS: união por quem mais precisa

- Ministro da Previdência Social, presidente dos Correios e presidente do INSS
O selo institucional também representa a consolidação de uma parceria histórica entre INSS e Correios, que, agora, se fortalece ainda mais com o atendimento presencial aos aposentados e pensionistas que precisam verificar ou contestar descontos indevidos em seus benefícios. Mais de 1,2 milhão de atendimentos foram realizados em menos de um mês.
Uma ação conjunta para selar, com dignidade, a reparação de direitos e a reconstrução da confiança. “Essa sinergia entre Correios e INSS é uma das mais significativas ações conjuntas do serviço público brasileiro nos últimos anos, cumprindo com a missão de integrar o país e assumindo o papel de agente do governo federal de desenvolvimento econômico do país”, ressaltou o presidente dos Correios.
O INSS chega aos seus 35 anos consciente dos desafios que ainda precisa enfrentar, mas firme no propósito de seguir protegendo quem mais precisa. Esta não é apenas uma data comemorativa — é um marco de compromisso renovado. Um novo começo, mais justo, mais moderno, mais humano. Porque garantir proteção ao trabalhador brasileiro não é apenas um dever: é a razão da nossa existência.