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INSTITUCIONAL

"A fraude era antiga, mas nosso governo deu uma resposta definitiva", diz ministro da Previdência em audiência na Câmara

Em comissão conjunta da Previdência e da Pessoa Idosa, ministro da Previdência Social afirmou que o presidente Lula determinou que nenhum aposentado alvo de desvios tenha prejuízo
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Publicado em 10/06/2025 19h35 Atualizado em 10/06/2025 20h38
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Fotos: Liliana Soares - ASCOM/MPS
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Fotos: Liliana Soares - ASCOM/MPS
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Fotos: Liliana Soares - ASCOM/MPS

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, compareceu à audiência pública conjunta das comissões da Previdência e dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (10). O principal tema abordado pelos parlamentares foram os descontos associativos indevidos de aposentados e pensionistas.

Em sua fala inicial, o ministro apresentou dados sobre a Previdência Social aos parlamentares, ressaltando a importância dos pagamentos feitos pelo INSS para a economia do país. O ministro disse que a Previdência é o maior programa de transferência de renda contínua do mundo e que investe cerca de R$ 77,8 bilhões por mês em pagamentos de benefícios. "É um dinheiro que é rapidamente reinvestido na economia dos municípios", disse.

Sobre os descontos associativos, voltou a dizer que recebeu a missão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para apurar os fatos até as últimas consequências, identificar e punir os fraudadores, devolver o dinheiro dos descontos indevidos aos beneficiários e proteger os aposentados e pensionistas.

Wolney Queiroz destacou que o governo agiu em tempo com uma resposta definitiva. "A fraude era antiga, mas a resposta foi dada no nosso governo. Só neste governo houve determinação e autonomia dos órgãos de controle para fazerem as investigações. Foi nosso governo que pôs fim à farra", declarou.

Ranking de contestações

Apresentando dados inéditos, o ministro da Previdência mostrou que considerando as 3 milhões de respostas às contestações dos aposentados e pensionistas, as três associações com maior número de reclamações foram AMBEC, CONAFER e AMAR BRASIL. “As três líderes de contestações foram credenciadas e tiveram o acordo de cooperação celebrado no governo passado", disse. Desde o início da ação de verificação, mais de 3 milhões de requerimentos foram criados por segurados, sendo que 97,34% dos casos analisados indicam ausência de autorização para o desconto.

Atendimento presencial

O ministro disse ainda que mais de 685 mil pessoas já procuraram as agências dos Correios para saber se tinham sido descontados ou não: "Essa parceria foi muito importante. Muitas pessoas preferiram esse atendimento presencial. Uma parceira que deu certo". Atualmente, 5.272 agências dos Correios oferecem atendimento presencial para que aposentados e pensionistas consultem se tiveram desconto em seus benefícios.

Ascom/MPS

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