Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Seminário Internacional discute prevenção às fraudes com uso de tecnologia
- Foto: Freepik
O Ministério da Previdência Social (MPS), por meio da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) e da Assessoria Internacional (AINT), promove, nos dias 3 e 4 de julho, o Seminário Internacional Virtual "Prevenção e Detecção de Fraudes com Inteligência Artificial". O evento é uma parceria com a SOCIEUX+ – Iniciativa da União Europeia em Proteção Social, Trabalho e Emprego – e tem como objetivo a troca de experiências, com outros países, no uso de tecnologia para proteger a seguridade social.
Participam do seminário representantes da Holanda, Bélgica, Portugal e Espanha. Serão abordados temas como: ética e IA na proteção social; avaliação de risco para detecção e prevenção de fraudes sociais; plataforma de gestão integrada de riscos; e estratégias de combate à fraude social.
Para o secretário-executivo do MPS, Adroaldo Portal, “esse evento é uma oportunidade de intercâmbio de boas práticas e permitirá fortalecer o conhecimento técnico da nossa área de inteligência”. Portal destacou ainda que a CGINP desempenha um papel fundamental de detecção e prevenção de fraudes no sistema previdenciário.
A CGINP foi criada há 26 anos e tem desempenhado um papel central na proteção do patrimônio público previdenciário, por meio da prevenção, detecção e investigação de fraudes estruturadas. Nesse período, a área foi responsável pela economia de mais de R$ 6 bilhões com a desarticulação de esquemas criminosos especializados em fraudar a Previdência Social.
Segundo a coordenadora-geral da CGINP, Thaís Regina de Santana, essa missão, no entanto, enfrenta novos desafios. “Vivemos uma era em que os crimes se tornam cada vez mais complexos, sofisticados e utilizando-se dos meios digitais. Em resposta a esse cenário, o MPS busca se modernizar, adotar tecnologias de ponta e desenvolver soluções baseadas em ciência de dados, inteligência artificial e modelos preditivos” destaca Santana.
SOCIEUX+
É um organismo de cooperação técnica criado para responder às necessidades de capacitação dos países parceiros da cooperação internacional e do desenvolvimento da União Europeia (UE).
SOCIEUX+ facilita intercâmbios entre pares e capacita a cooperação institucional entre os Estados-Membros da UE e mais de 160 países parceiros, entre eles o Brasil. Contribui para a expansão e gestão de políticas de trabalho e de emprego e sistemas de proteção social inclusivos, eficazes e sustentáveis.
O seminário virtual integra um projeto mais amplo entre o MPS e o SOCIEUX+, que inclui ainda uma visita técnica à França, em setembro, para conhecer práticas de combate a fraudes com IA, e o desenvolvimento, até dezembro, dos Termos de Referência para criar o Laboratório de Pesquisa Estratégica (LAPE) da CGINP. O objetivo é modernizar as ações de prevenção, detecção e investigação de fraudes previdenciárias, fortalecendo a capacidade técnica do MPS e permitindo implementar soluções baseadas em ciência de dados, em alinhamento com as melhores práticas internacionais.