Notícias
102 ANOS
Previdência Social comemora 102 anos
A Previdência Social completa 102 anos, nesta sexta-feira (24), amparando mais de 40 milhões de brasileiros, garantindo segurança e dignidade em todas as fases da vida. Ao longo da história, passou por uma série de mudanças que proporcionaram justiça social e proteção aos trabalhadores brasileiros.
Em 24 de janeiro de 1923, nasceu a Lei Eloy Chaves, considerada o ponto de partida da Previdência Social brasileira. A lei criou as Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs) para trabalhadores das ferrovias, garantindo benefícios como aposentadoria e pensão por morte. Esse avanço foi o primeiro passo na construção de um sistema de proteção social no Brasil, que se expandiu ao longo do século.
Nos anos 1930, durante a reestruturação do sistema previdenciário, as CAPs, foram substituídas pelos Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAPs). Essas instituições eram organizadas por categorias profissionais e possuíam cobertura nacional. Inicialmente, os IAPs atendiam apenas trabalhadores urbanos, excluindo a maioria dos trabalhadores rurais e informais.
Durante a redemocratização, o sistema previdenciário passou por profundas transformações, promovidos pela Constituição Federal de 1988. Conhecida como "Constituição Cidadã", consolidou a Seguridade Social como um direito fundamental. Pela primeira vez, saúde, previdência e assistência social foram integrados em um sistema amplo e determinando a universalização da cobertura previdenciária.
Em 1998, a Previdência Social cria sua marca oficial. A identidade visual, representada pelo logotipo com o círculo e a imagem estilizada de mãos dadas, simboliza o povo brasileiro e as duas formas de proteção social: a Previdência e a Assistência Social.
Com o passar dos anos o atendimento previdenciário foi modernizado. O lançamento do aplicativo Meu INSS, em 2017, proporcionou acesso a serviços do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de maneira remota, levando comodidade aos segurados. Entre os serviços mais buscados estão: consulta de pedidos, benefício por incapacidade, extratos de pagamento e contribuição (CNIS).
Conheça mais da nossa história em Livro: "Os 100 anos da Previdência Social"