Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Uma pessoa é presa tentando sacar BPC fraudulento em GO
Uma pessoa foi presa, em Piracanjuba (GO), após comparecer a uma agência bancária para realizar saque de Benefício de Prestação Continuada à Pessoa Idosa (BPC/LOAS), na última terça-feira (18). O benefício seria sacado mediante a apresentação de documento pessoal falso junto ao banco. A prisão foi feita pela Polícia Militar do estado.
Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), o benefício foi concedido em junho do ano passado, no valor de um salário-mínimo e estava disponível para saque o valor de R$ 9.000,00, que foi evitado por ocasião da prisão.
A ação gerou uma economia estimada em mais de R$ 164 mil, que seriam pagos caso a fraude não fosse descoberta. O cálculo é realizado de acordo com a estimativa de sobrevida da população brasileira divulgada pelo IBGE.
A prisão contou com o apoio da CGINP do Ministério da Previdência Social (MPS), além do setor de segurança corporativa da instituição financeira.
Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.