Notícias
COMBATE ÀS FRAUDES
Força-Tarefa cumpre mandados para desarticular associação criminosa que vendia dados previdenciários na Bahia
A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Truth, com o objetivo de desarticular associação criminosa especializada na venda de dados da Previdência Social na Bahia. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no município baiano de Cruz das Almas, direcionadas às pessoas que figuram como titulares das contas de uso dos sites.
As investigações tiveram início há cerca de 10 meses, quando foi identificado um grupo de pessoas, que estaria disponibilizando, por meio da internet, cadastros e dados pessoais de titulares de benefícios previdenciários. O público-alvo dessas informações seriam escritórios de advocacia e empresas de crédito financeiro.
Durante o curso das investigações, constatou-se que os suspeitos produziram tutoriais em vídeo nos quais sugeriam formas de falsificação de documentos e criação de sites destinados à oferta de serviços de fornecimento de dados existentes nos sistemas corporativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mediante pagamento.
O nome da operação relaciona-se ao título da homepage utilizada para execução das condutas investigadas.
Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate eficaz a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.