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TELEMEDICINA

Perícia conectada fez um ano e registrou a marca de 95.628 atendimentos

Novo modelo, em vigor desde fevereiro de 2024, está presente em 221 unidades de atendimento da Previdência Social
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Publicado em 09/04/2025 11h43 Atualizado em 09/04/2025 18h28
Atendimento por perícia conectada

O que antes exigia grandes deslocamentos para seguradas e segurados que precisavam passar por uma análise médico-pericial, hoje pode ser feito pela tela de um computador: a teleperícia. No ano passado foram realizados 67.241 atendimentos. E, até março deste ano, 28.387 pessoas passaram por avaliação por vídeo. Também conhecida por perícia conectada, a modalidade de atendimento também está presente em unidades itinerantes da Previdência Social (PREVBarco e PREVMóvel).

A perícia conectada é uma iniciativa do Ministério da Previdência Social, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e tem como objetivo permitir que a população seja atendida em qualquer região do país, mesmo onde ainda não tenha perícia médica.

Inicialmente, o programa estava em 57 unidades da Região Nordeste. Na época, 30 médicos peritos estavam empenhados no atendimento à população. Atualmente, a perícia conectada está presente em 221 locais e conta com 145 médicos peritos envolvidos em todo país.

Prevista para ocorrer em locais onde o tempo de espera estava longo ou que não dispunham de médicos peritos lotados na agência, a perícia conectada passou a ser utilizada para atender a comunidade local.

O modelo de atendimento é utilizado em perícias iniciais para benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) que não foram conformados em Atestmed, e nas avaliações médicas de requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência. A perícia médica é uma das fases da concessão desses benefícios.

No serviço social, 108,9 mil pessoas fizeram teleavaliação

A tecnologia também é grande aliada no caso de avaliações sociais no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em 2024, 108.975 pessoas passaram pelo serviço social de forma remota. No ano anterior, esse total chegou a 75.296, alta de 44,7% ante o ano anterior.

Nos três primeiros meses deste ano, 28.196 pessoas já passaram por avaliação social. Em 2023, 141 assistentes sociais estavam empenhadas em avaliações remotas. Neste ano, são 190. Em todo país, 393 unidades fazem atendimento remoto.

Assim como a perícia médica, a avaliação social no INSS, é uma das fases da concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para a concessão do BPC, é obrigatório estar inscrito no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) e ter CPF.

Martha Imenes - Ascom/MPS

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Previdência
Tags: #Previdencia #INSS #Pericia #Telepericia #Atendimento

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