Notícias
Conselho de Recursos da Previdência Social realiza seminário com lançamento do Portal Consulta Jurisprudência
O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) realizou, nesta terça-feira (09), em Brasília, um seminário que integrou o projeto Agenda com o Ministro. O evento contou com a presença do Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, da Presidente do CRPS, Ana Cristina Viana Silveira, além de outros representantes.
Na abertura, o ministro ressaltou a importância do CRPS e a necessidade de ampliar o conhecimento sobre o órgão, além de reconhecer a competência e o entusiasmo da presidente à frente do Conselho.
Ana Cristina Silveira agradeceu o apoio e destacou a postura de diálogo: “Agradeço pela escuta ativa e pelo apoio que o ministro tem dado ao Conselho.”
Lançamento do Portal Consulta Jurisprudência
O ponto alto do seminário foi o lançamento oficial do portal Consulta Jurisprudência, uma ferramenta digital que amplia a transparência e facilita o acesso às decisões do Conselho. O sistema foi apresentado por Aruana Espíndola, Chefe da DTI/CRPS, que demonstrou como utilizar o sistema, além de destacar a importância da parceria com a Dataprev.
Para a presidente Ana Cristina, o lançamento do Consulta Jurisprudência é um marco para o processo administrativo previdenciário, que passa a contar com a jurisprudência do próprio CRPS, evoluindo o sistema de recursos e fortalecendo o papel do CRPS junto à sociedade.
Clique aqui para saber mais sobre o portal.
Representantes de outros órgãos
Também participaram do evento Gilberto Waller Júnior, Presidente do INSS; Adroaldo Portal, Secretário Executivo do Ministério da Previdência Social; Dra. Zélia Pierdoná, Procuradora da República; Gisele Lemos, Presidente do IBDP; e Carolina Albuquerque, Presidente do IAPE. Eles reforçaram a importância do CRPS para a sociedade e a evolução do órgão nos últimos anos, além de parabenizarem pelo lançamento do novo portal.
Simulação de Sessão de Julgamento
Encerrando o evento, foi realizada uma Simulação de Sessão de Julgamento, conduzida pelo presidente da 16ª Junta de Recursos, Paulo Vitor Nazário Sermann, e pelos conselheiros Juliana Carla Francischetti de Freitas, Diego Antonovicz Muniz e Fernanda Maria Martins.
Na simulação, foram analisados processos envolvendo temas como aposentadoria do professor, benefício assistencial à pessoa com deficiência e pensão por morte, proporcionando ao público uma visão prática do funcionamento das sessões do CRPS.
O seminário foi considerado um sucesso, reforçando a relevância do diálogo e da aproximação institucional.