Notícias
Operação PF
PF conclui segunda fase da investigação sobre o assalto à aeronave pagadora no Aeroporto de Caxias do Sul/RS
Imagem: ilustrativa
Porto Alegre/RS. A Polícia Federal concluiu, nessa terça-feira (19/8), a segunda fase da Operação Elísios, que apura o assalto à aeronave pagadora no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul/RS, ocorrido em junho de 2024.
A aeronave transportava R$ 30 milhões, quando, no pouso, foi abordada por indivíduos fortemente armados que iniciaram disparos contra os vigilantes da empresa que custodiava o numerário, subtraindo mais R$ 14 milhões.
Atualização em 12/2/2026
Dos 17 indiciados, 15 foram condenados pelos crimes de latrocínio, de explosão, de falsificação de símbolos e identidade, de adulteração de veículos, de usurpação de função pública, de posse de arma de uso restrito, de lavagem de dinheiro e de organização criminosa armada. As penas somadas ultrapassam 520 anos de reclusão. Algumas condenações individuais superam 50 anos, sendo a maior delas 64 anos, 8 meses e 1 dia, em regime fechado.
Mais de 20 investigados da etapa seguinte da operação ainda aguardam julgamento.
As sentenças expedidas pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo/RS basearam-se em material probatório reunido pela Polícia Federal, incluindo laudos periciais sobre artefatos explosivos, veículos adulterados, armamentos utilizados e vestígios papiloscópicos
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
e-mail: cs.srrs@pf.gov.br