Notícias

ACESSO À INFORMAÇÃO

CGU organiza ICIC 2021 em formato totalmente virtual

Edição virtual da Conferência Internacional de Comissários de Acesso à Informação será distribuída em 8 webinários temáticos
Publicado em 14/05/2021 13h27 Atualizado em 21/05/2021 18h32
Destaque notícia ICIC 2021.png

A Controladoria-Geral da União será responsável pela organização da Conferência Internacional de Comissários de Acesso à Informação - ICIC 2021, em formato totalmente virtual.

A conferência, inicialmente prevista acontecer de forma presencial em 2020, seria realizada em Brasília, mas, em razão das medidas restritivas adotadas em vários países para evitar a disseminação da Covid-19, a edição será realizada virtualmente em 2021.

Para manter o caráter dinâmico do evento, a ICIC 2021 será composta por webinários temáticos que ocorrerão ao longo do ano, além de três workshops, uma reunião paralela da sociedade civil, uma sessão fechada e uma chamada de artigos.

WEBINÁRIOS

Os webinários serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube da CGU e no canal do YouTube do ICIC - Information Commissioners. Cada webinário contará com três painelistas e um mediador, todos eles especialistas em suas respectivas áreas, que debaterão em língua inglesa. O evento ao vivo não contará com tradução simultânea e não serão emitidos certificados de participação. Os temas e datas propostos são os seguintes:

WORKSHOPS

Os workshops, por sua vez, promoverão a interação entre os participantes, ocorrendo dois dias do webinário correspondente. O propósito é reunir servidores públicos, comissários de acesso à informação, acadêmicos e a sociedade civil para debater temas específcos, num ambiente mediado, chegando a uma conclusão ou produto final. Este produto será resultado da troca de opiniões e experiências entre os participantes. O número de participantes será limitado e dependerá de inscrição prévia.

SESSÃO FECHADA

Nos dias 23 e 24 de junho ocorrerá a sessão fechada da ICIC. Neste evento participarão apenas os comissários e seus assessores, e a pauta será definida pelo Governance Working Group (GWG) da ICIC.

REUNIÃO PARALELA DA SOCIEDADE CIVIL

A ICIC contará também com uma reunião paralela da sociedade civil, que ocorrerá no dia 21 de junho. O principal objetivo da reunião é debater como a ICIC pode apoiar as atividades das organizações da sociedade civil que têm o objetivo de acompanhar e promover o Direito de Acesso à Informação. O evento será organizado pela Transparencia Brasil, organização que tem como principal objetivo promover o avanço da transparência do setor público.

CHAMADA DE ARTIGOS

A CGU publicou a chamada de artigos para compor uma edição especial dos Cadernos Técnicos da CGU, que será dedicado aos temas relacionados à ICIC 2021. Clique aqui para saber mais sobre a chamada de artigos.

Saiba mais sobre a programação, inscrições e detalhes de cada evento na página do ICIC.