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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2021 Aberta a chamada de artigos para Conferência Internacional de Comissários de Acesso à Informação
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Notícias

ACESSO À INFORMAÇÃO

Aberta a chamada de artigos para Conferência Internacional de Comissários de Acesso à Informação

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Publicado em 07/05/2021 09h50
ICIC 2021.png

A Controladoria-Geral da União (CGU) abre a submissão de artigos, que serão veiculados em edição especial de seu periódico Cadernos Técnicos da CGU, que será dedicado aos temas relacionados à 12ª Conferência Internacional de Comissário de Acesso à Informação (ICIC).

A 12ª conferência vai reunir especialistas e profissionais de todo o mundo para discutir temas específicos sobre transparência e acesso à informação. A Conferência será realizada virtualmente e será dividida em 8 painéis, que ocorrerão na última quarta-feira de cada mês, a partir de 26 de maio de 2021.

A CGU convida todos os interessados a enviarem seu artigo completo abordando os temas da Conferência. Todas as propostas de artigos devem ser enviadas por meio de sistema eletrônico disponível neste link até 1º de agosto de 2021. Um e-mail de confirmação será enviado em até dez dias após a submissão. A aceitação do artigo será comunicada até 17 de setembro de 2021.

Os participantes com trabalhos aprovados poderão ser convidados a apresentar suas pesquisas em eventos promovidos pela CGU durante ou após o ICIC 2021.

Após a aceitação, os participantes selecionados terão mais algum tempo para eventual revisão solicitada pela equipe editorial dos Cadernos Técnicos da CGU e para submeter a versão final de seus trabalhos à seção especial ICIC 2021.

DIRETRIZES DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Os participantes devem enviar seus artigos até 1º de agosto de 2021.

Leia as regras de submissão antes de enviar seu artigo.

1.  O autor deve garantir que todos os coautores estejam cientes do conteúdo do artigo antes da submissão.

2.  O autor deve ser listado como o primeiro autor.

3.  Os artigos enviados devem ser originais.

4.  Todos os artigos devem ser submetidos e apresentados em um dos seguintes idiomas: inglês, espanhol ou português.

5.  Os autores e coautores podem enviar mais de um artigo de sua autoria.

6.  Observe que o autor responsável pela submissão receberá todas as comunicações sobre o artigo, portanto, recomendamos que os detalhes do autor responsável pela submissão sejam iguais aos do autor principal.

Antes de começar, por favor prepare as seguintes informações:

1.  Tema do artigo: os autores são convidados a relacionar o conteúdo do artigo com um dos tópicos apresentados na Conferência, que são os seguintes:

*  Transparência e confiança em tempos de pandemia
*  Limites indefinidos no acesso à informação: home office e gestão de arquivos públicos
*  Privacidade e transparência em questões de saúde
*  Acesso à informação e liberdade de imprensa
*  Desafios da Transparência nos Governos Digitais: Transparência da administração pública no uso da Inteligência Artificial.
*  Segredo de Estado
*  A interação entre proteção de dados e acesso à informação
*  Informação Ambiental e o P10 (Princípio 10 da Declaração do Rio Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento)
*  Transparência desde a concepção e a gestão de documentos como meio de boa governança
*  Acesso à informação e prestação de serviços públicos
*  Transparência, gênero e grupos em situação de vulnerabilidade

2.  Apresentar detalhes de contato do autor: e-mail; endereço postal completo; número de telefone; nomes completos do autor e coautores; detalhes de afiliação (departamento, instituição, país do estado).

3.  Os artigos devem ser estruturados nos seguintes tópicos:

a.  Título
b.  Resumo
c.   Palavras-chave
d.  Objetivos e pergunta(s) de pesquisa
e.  Bases teóricas
f.   Metodologia
g.  Resultados e discussões
h.  Referências

4.   Fonte: Garamond, espaçamento 1,5.

5.   Limite: os artigos devem ter entre 5 mil e 7 mil palavras, aproximadamente, incluindo referências, figuras e tabelas.

CONFLITO DE INTERESSES E APROVAÇÃO ÉTICA

Você será solicitado a declarar se recebeu a aprovação ética para seu estudo (se relevante), e você será solicitado a confirmar sobre a existência de qualquer conflito de interesse em sua apresentação na Conferência.

ENVIO FINAL DO ARTIGO

Espera-se que os participantes selecionados enviem um artigo final revisado, se necessário, aos Cadernos Técnicos da CGU, após receberem o feedback dos avaliadores e, se for o caso, do debatedor e dos painelistas.

DATAS IMPORTANTES

Prazo de submissão 1º/8/2021
Confirmação de recebimento 11/8/2021
Confirmação de aceite 17/9/2021
Eventual apresentação em webinars 29/9/2021 a 29/9/2022
Prazo de envio da versão revisada do artigo aos Cadernos da CGU 15/11/2021
Publicação da seção especial dos Cadernos da CGU Março de 2022
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