Notícias
MINERAÇÃO
MME lança anuários estatísticos para fortalecer e modernizar o setor mineral brasileiro
O Ministério de Minas e Energia (MME) lançou, nesta terça-feira (18/11), os Anuários Estatísticos do Setor Metalúrgico e de Transformação de Não Metálicos, que buscam democratizar o acesso à informação, além de dar mais transparência às ações realizadas pela Pasta e fortalecer a tomada de decisão em toda cadeia produtiva mineral. Disponíveis por meio da Plataforma Business Intelligence (BI) do Setor Mineral, a publicação se consolida como referência técnica do setor por apresentar uma visão detalhada da transformação dos bens minerais, oferecendo uma base sólida de dados.
“Seguimos avançando na modernização da gestão pública. Com o uso de uma plataforma online, como o BI, os anuários oferecem uma experiência mais dinâmica e intuitiva, alinhada às tendências internacionais de transparência e uso de dados estratégicos. Nesses painéis é possível acessar e extrair informações relevantes sobre o setor metalúrgico, transformação de não metálicos, fertilizantes, além dos minerais críticos para transição energética e a segurança de barragens de mineração”, destacou a secretária Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Ana Paula Bittencourt.
Os anuários disponibilizam dados de 2017 a 2024, permitindo análises evolutivas e comparativas sobre o desempenho dos principais segmentos produtivos. O Anuário Estatístico do Setor Metalúrgico contempla informações sobre siderurgia, ferro-gusa, ferroligas, metais não ferrosos e fundição, setores fundamentais para a indústria automobilística, construção civil e bens de capital. Já o Anuário Estatístico do Setor de Transformação de Não Metálicos abrange segmentos para o desenvolvimento, como cimento, cerâmica, louças sanitárias, vidro, cal, gesso, rochas ornamentais, gemas e refratários, todos ligados à construção civil.
Com o propósito de avançar na soberania energética e na segurança alimentar nacional, o MME inovou ao realizar dois lançamentos essenciais: os anuários estatísticos sobre Minerais Estratégicos para a Transição Energética e o Setor de Fertilizantes. Essas publicações fornecem dados importantes para subsidiar a formulação de políticas públicas, impulsionar investimentos e fundamentar o planejamento de longo prazo. Além disso, a Pasta também disponibilizou o Painel de Gestão da Segurança de Barragens de Mineração que amplia a visibilidade sobre indicadores fundamentais de segurança, alinhando-se à Política Nacional de Segurança de Barragens.
Com quatro anuários disponíveis, o MME reafirma o compromisso com um setor mineral mais moderno, transparente, eficiente e preparado para os próximos desafios do setor.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn