Plataforma Business Intelligence (BI) do Setor Mineral
Plataforma Business Intelligence (BI) do Setor Mineral
Com o objetivo de democratizar o acesso a dados do setor mineral e dar transparência e publicidade às ações do Ministério de Minas e Energia (MME), a Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SNGM) disponibiliza plataformas on-line desenvolvidas com ferramentas de Business Intelligence (BI), seguindo a tendência global de otimizar o gerenciamento e a interpretação de dados para a tomada de decisões estratégicas.
Os anuários setoriais reúnem informações estratégicas sobre diferentes segmentos da mineração e transformação mineral no Brasil. O período compreende os anos de 2017 a 2024, oferecendo uma visão evolutiva e comparativa do desempenho do setor ao longo desse intervalo.
Nos painéis, os analistas do governo, empresários, técnicos e estudiosos do setor poderão acessar e extrair informações valiosas sobre o setor metalúrgico, o setor de transformação de não metálicos, o setor de fertilizantes e sobre os minerais estratégicos para transição energética e a segurança de barragens de mineração. Dessa forma, os anuários funcionam como instrumentos integrados de consulta, possibilitando uma visão abrangente do desempenho e das tendências de cada segmento do setor.
Sempre que disponível, os anuários trazem informações sobre a produção brasileira, produção mundial, exportação e importação dos bens e produtos minerais.
Para tanto, a SNGM conta com a valiosa colaboração das Associações representativas dos segmentos e órgãos que publicam e/ou concordaram em fornecer informações e os dados, essenciais para a elaboração dos anuários.
Assim, o conteúdo apresentado reflete um esforço conjunto entre governo, setor produtivo e instituições públicas e privadas, assegurando a confiabilidade e a atualidade das informações disponibilizadas.
Clique nos links abaixo e acesse as plataformas desenvolvidas pela SNGM.
- Anuário Estatístico do Setor Metalúrgico
O Setor Metalúrgico apresenta expressiva importância no cenário econômico brasileiro, com uma vasta cadeia produtiva que abrange os segmentos ligados à metalurgia, usinagem e produção de manufaturados metálicos, sendo a base de outras atividades relevantes para o país, como a indústria automobilística, construção civil e bens de capital.
Este anuário contempla os segmentos de siderurgia, ferro gusa, ferroligas, metais não ferrosos e fundição.
- Anuário Estatístico do Setor de Transformação de Não Metálicos
As informações estatísticas deste anuário contemplam o Setor da Transformação de Não Metálicos que integra diversas atividades econômicas essenciais do País, notadamente as indústrias que compõem o complexo da construção civil e servem como indicadores que refletem as condições de vida da população de um país.
Este anuário contempla os seguintes setores: cimento, cerâmica de revestimento, louças sanitárias e de mesa, cal, gesso, vidro, rochas ornamentais, refratários, gemas joias e afins.
- Anuário Estatístico do Setor de Fertilizantes
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de grãos, contudo é altamente dependente de importação para suprir sua demanda interna por fertilizantes NPK.
Este anuário contempla informações sobre produção, consumo e dependência dos fertilizantes nitrogenados, potássicos e fosfatados, bem como dados sobre remineralizadores e calcário agrícola.
- Anuário Estatístico dos Minerais Estratégicos para Transição Energética
A transição energética é uma demanda mundial e o Brasil apresenta vantagens comparativas para ocupar um lugar de destaque no mercado mundial dos Minerais Estratégicos para Transição Energética.
Este anuário contempla dados sobre: Alumínio, Cobalto, Cobre, Estanho, Grafite, Lítio, Manganês, Nióbio, Níquel, Silício, Terras Raras, Urânio, Vanádio e Zinco.
- Painel de Gestão de Segurança de Barragens da Mineração
A Lei nº 12.334/2010 instituiu a Política Nacional de Segurança de Barragens. Este painel visa dar transparência aos principais indicadores da gestão se segurança das barragens de mineração, por meio de dados extraídos da base da Agência.
Valorizamos suas opiniões e ideias! Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em compartilhá-la conosco enviando um e-mail para plataformabi.sngm@mme.gov.br. Sua contribuição é fundamental para melhorarmos continuamente nossos serviços.